Topo

Esse conteúdo é antigo

Mario Frias é cortado de viagem de Bolsonaro à Rússia

3.dez.2021 - O secretário especial da Cultura, Mario Frias, em evento no Palácio do Planalto - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
3.dez.2021 - O secretário especial da Cultura, Mario Frias, em evento no Palácio do Planalto Imagem: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

12/02/2022 21h44

O secretario especial de Cultura Mario Frias foi cortado da comitiva do presidente Jair Bolsonaro, que embarca para a Rússia nesta segunda-feira (14).

"Devido a orientação da presidência, que solicitou a redução da comitiva de todos os ministérios que iriam para as agendas na Rússia e Hungria, não havia mais sentido manter a viagem para agenda apenas na Polônia, sendo cancelada a viagem para remarcar em outra data", afirmou em nota a Secretaria de Cultura.

O anúncio vem um dia depois do Ministério Público pedir ao TCU (Tribunal de Contas da União) que investigue os gastos da viagem do secretário a Nova York em dezembro de 2021. A intenção é averiguar se "a viagem custeada com recursos públicos possuía razões legítimas para existir atendendo ao interesse público ou se serviu para atender - às escusas da lei - interesse personalíssimo e privado".

Mario Frias esteve em Nova York para divulgar um "projeto cultural envolvendo produção audiovisual, cultura e esporte", como citado no Diário Oficial da União, ao lado do lutador de jiu-jítsu e bolsonarista Renzo Gracie, que foi responsável pelo convite.

O secretário viajou acompanhado de seu secretário-adjunto, Hélio Ferraz de Oliveira. Ao todo, a viagem dos dois saiu por cerca de R$ 78 mil. O dado é do Portal da Transparência.