Topo

Villa: Carlos Bolsonaro é um gênio das fake news, não do marketing

Colaboração para o UOL

21/02/2022 13h04Atualizada em 21/02/2022 13h06

O professor Marco Antonio Villa afirmou, em comentário feito durante UOL News hoje, que o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) é um "gênio das fake news". "Ele é considerado um gênio do marketing. Não, ele é um gênio das fake news."

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem manifestado resistência à possibilidade de nomear um marqueteiro oficial para a corrida eleitoral de 2022. Pelo menos três nomes foram cotados e apresentados ao pré-candidato à reeleição, mas descartados provisoriamente. A relutância tem motivo: dar protagonismo ao filho "02", Carlos Bolsonaro, sobretudo na condução das redes sociais.

Villa diz que não se surpreenderia caso o vereador fosse preso durante a campanha eleitoral. "Não me surpreenderia se, no auge da campanha eleitoral, ele fosse preso por fake news. Eu espero, pelo bem do Brasil, para termos uma campanha eleitoral de ideias, debate, que Carlos Bolsonaro seja preso", afirmou o colunista do UOL.

De acordo com o desenho original da chapa, caberia a Carlos a formulação de estratégias, linguagens e, sobretudo, os alvos em potencial —como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-juiz Sergio Moro, que deve concorrer pelo Podemos.

Ida de Eduardo Leite ao PSD

Na avaliação de Marco Antonio Villa, uma das críticas que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), deve enfrentar caso se filie ao PSD para disputar a Presidência da República é sobre ser um "mau perdedor".

"Vai ser considerado um mau perdedor. Quer dizer, as prévias eram boas se ele ganhasse? Isso vai pegar mal no Rio Grande do Sul, estado que tem a questão partidária como muito forte. Mas ele é jovem, pode aparecer também como novidade", comentou o historiador.

A filiação do governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) ao PSD para concorrer à Presidência da República é tida como certa entre tucanos, que não escondem sua decepção, e entre membros do partido de Gilberto Kassab, onde o clima é de entusiasmo.

A expectativa é a de que o anúncio possa ser feito nas próximas semanas. Kassab e Leite estiveram reunidos na segunda-feira (14), em São Paulo, quando o dirigente fez a proposta.

Veja mais análises de Marco Antonio Villa e as notícias do dia no UOL News com Fabíola Cidral: