Bolsonaro chama fala sexista de Arthur do Val de 'asquerosa'
Com histórico de falas sextistas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou hoje como "asquerosa" a fala do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), também conhecido como Mamãe Falei, sobre mulheres ucranianas. "São fáceis porque são pobres", afirmou o deputado em áudios vazados na última sexta-feira (4).
"É tão asquerosa que nem merece comentário", disse o presidente em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, neste domingo (6), conforme mostrou a CNN Brasil. (Assista ao vídeo abaixo)
O deputado viajou à Ucrânia na última segunda-feira (28) sob a justificativa de acompanhar o conflito e ajudar o povo ucraniano após a invasão da Rússia. A viagem foi realizada junto a Renan Santos, um dos dirigentes do MBL.
Em uma série de áudios gravados ontem e enviados a um grupo de amigos no Whatsapp, o deputado estadual descreve suas impressões sobre as mulheres da Ucrânia. Segundo do Vai, nas "cidades mais pobres, elas são as melhores".
"E detalhe, hein. Elas olham e, vou te dizer, elas são fáceis, porque são pobres. E aqui, a minha conta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, porque a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de 'minas' e é inacreditável a facilidade. Essas 'minas' em São Paulo, você dá bom dia e ela [sic] ia cuspir na sua cara e aqui elas são supersimpáticas e supergente boa, é inacreditável"
Arthur do Val, deputado estadual (Podemos-SP)
Depois da divulgação dos áudios, a repercussão do caso foi imediata: o pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos) disse ter rompido com do Val, seu aliado político. Já o Podemos classificou como "gravíssima e inaceitável" a conduta do deputado e anunciou a abertura de um procedimento disciplinar para investigar as falas sexistas dele. E a namorada de do Val, Giulia Blagitz, terminou o relacionamento com o deputado, segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Ao chegar ao Brasil, ainda no aeroporto, o parlamentar classificou os áudios como um "erro em um momento de empolgação".
"Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso, o que eu falei foi um erro num momento de empolgação e pronto", disse do Val hoje de manhã, ao ser questionado pela imprensa.
Histórico do presidente
Apesar da crítica ao deputado Arthur do Val, o presidente Jair Bolsonaro também é conhecido por sua lista extensa de polêmicas com falas de natureza sexual e machista.
Em abril de 2019, o chefe do Executivo afirmou que o Brasil não poderia ser um país do turismo gay. Ao falar sobre a imagem do país no exterior, Bolsonaro fez apologia ao turismo sexual.
Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade.
Jair Bolsonaro
Em reação, estados brasileiros lançaram campanhas contra a exploração sexual.
Em outro episódio, em dezembro de 2014, Bolsonaro ofendeu a deputada Mara do Rosário (PT-RS), sendo posteriormente condenado a indenizar a petista. Em 2003, Bolsonaro já havia dito, em discurso na Câmara:
Eu falei que não ia estuprar você (Maria do Rosário) porque você não merece.
Jair Bolsonaro
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.