Topo

Candidato do PSDB chama-se João Doria, diz tesoureiro sobre fala de Leite

Colaboração para o UOL

28/03/2022 18h36

Em entrevista ao UOL News da noite de hoje, o tesoureiro nacional do PSDB, Cesar Gontijo, afirmou que o candidato da legenda para a Presidência da República é o João Doria, atual governador de São Paulo.

A declaração de Gontijo aconteceu após o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciar a renúncia ao cargo e dizer que "se sente preparado para ser presidente".

Acontece que Leite foi derrotado nas prévias do partido, que foram realizadas em novembro do ano passado. Segundo a legenda, Doria ficou ficou com 53,99% dos votos, enquanto Leite registrou 44,66% e o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) marcou 1,35%.

Ao UOL News, Gontijo elogiou Leite, afirmando que ele terá um "futuro brilhante" como político. Porém, falou, "os partidos têm regras".

"O estatuto diz que se tiver mais de um candidato se estabelece uma prévia ampla e democrática, como foi feita. No momento em que se escolhe o candidato, está definido o assunto", disse.

"O PSDB já tem o seu candidato, e esse candidato é o João Doria. Isso já foi definido em prévias democráticas. [?] Não existe legitimidade nenhuma em se tentar hoje revisitar a candidatura do PSDB. A não ser que o Doria renuncie a sua condição de candidato", acrescentou.

No anúncio de que iria renunciar ao cargo, Leite alegou que apesar de as prévias tucanas terem escolhido o governador paulista João Doria como pré-candidato, há "novos atores" no jogo, referindo-se à possível aliança com MDB e União Brasil. O vice, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), deverá assumir o posto na próxima quinta-feira (31).

*Com informações de Lucas Borges Teixeira, do UOL

' data-autoplay='false' data-start='' data-mute='false' data-related='false' data-btnfollow='false' frameborder='0' allow='autoplay; encrypted-media' allowfullscreen>