Bolsonaro tem alta do hospital e diz: 'Pronto para o combate'
Carla Araújo e Stella Borges
Do UOL, em Brasília e São Paulo
29/03/2022 06h44Atualizada em 29/03/2022 10h29
O presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o HFA (Hospital das Forças Armadas), em Brasília, na manhã de hoje. Ele deu entrada na unidade na noite de ontem, após sentir um desconforto.
O comboio oficial de transporte da presidência da República deixou o HFA por volta das 6h25 rumo ao Palácio do Alvorada, residência oficial de Bolsonaro. Horas após a alta, o presidente apareceu em um vídeo publicado nas redes sociais pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, dizendo estar "pronto para combate".
PR @jairbolsonaro com saúde e já estamos seguindo a agenda! A caminho de Ponta Porã (MS) para entregas do @govbr. Vamos conectar todas as escolas do estado!! + 400 computadores e + pontos de Wi-Fi Brasil! 📡 @TerezaCrisMS @mincomunicacoes 🇧🇷 pic.twitter.com/qw2f5NPAos
-- Fábio Faria 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@fabiofaria) March 29, 2022
Até o momento não foi divulgado nenhum boletim médico do presidente.
A agenda dele está mantida. Ele viaja a Ponta Porã (MS) de manhã para participar de uma cerimônia e retorna a Brasília à tarde, onde se encontrará com Pedro Cesar Sousa, Subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência.
O presidente se sentiu mal pouco depois do almoço e foi para o HFA no fim da tarde de ontem.
Segundo apurou o UOL, a internação aconteceu para a realização de exames cujo objetivo era identificar se havia uma nova obstrução intestinal.
Bolsonaro era esperado no evento de filiação dos ministros Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) ao Republicanos.
Durante o evento, Marcos Pereira, presidente do partido, se dirigiu à primeira-dama Michelle Bolsonaro, que participou da filiação, e disse que orava pela recuperação do presidente. "Primeira-dama, receba nossos cumprimentos e as nossas orações. Tenho certeza que o presidente está bem. São apenas uns exames que ele está fazendo, por isso não está presente aqui".
Em janeiro desse ano, o presidente precisou ser internado em São Paulo depois de passar mal enquanto passava férias em Santa Catarina. Na época, o médico de Bolsonaro, Antônio Luiz Macedo, afirmou que a obstrução aconteceu após a ingestão de um camarão sem mastigar.
Em julho de 2021, Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal. À época, os médicos cogitaram uma intervenção cirúrgica, que foi descartada depois que o intestino do presidente voltou a funcionar normalmente.
Cirurgias após a facada
Desde que foi atingido por uma facada durante a campanha para as eleições de 2018, o presidente esteve internado em hospitais em algumas ocasiões para realizar cirurgias e exames.
6 de setembro de 2018 - Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG): O candidato Jair Bolsonaro se submete a uma operação de urgência após ser atacado por uma facada de Adélio Bispo em ato de campanha;
12 de setembro de 2018 - Hospital Albert Einstein, em São Paulo: Bolsonaro passa por nova cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino;
28 de janeiro de 2019 - Hospital Albert Einstein, São Paulo: já na Presidência da República, Bolsonaro se submete a uma nova cirurgia para retirada da bolsa de colostomia;
8 de setembro de 2019 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: nova cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada;
25 de setembro de 2020 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: retirada de cálculo na bexiga;
14 de julho de 2021 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal;
03 de janeiro de 2022 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo - Bolsonaro fica três dias internado para tratamento de uma obstrução intestinal após ingerir um camarão sem mastigar durante férias em Santa Catarina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.