Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro dá entrada em hospital de Brasília após sentir desconforto

Presidente Jair Bolsonaro em reunião com ministros de Estado - Clauber Cleber Caetano/Presidência da República
Presidente Jair Bolsonaro em reunião com ministros de Estado Imagem: Clauber Cleber Caetano/Presidência da República

Carla Araújo, Juliana Dal Piva e Gustavo Freitas

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

28/03/2022 21h44Atualizada em 29/03/2022 07h17

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, na noite desta segunda-feira (28), após sentir um desconforto. A informação foi confirmada pelo presidente do Republicanos, Marcos Pereira, durante evento de filiação dos ministros Tarcísio de Freitas e Damares Alves ao partido, que contou, inclusive, com a presença da primeira-dama Michelle Bolsonaro. O UOL também confirmou junto ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Ele teve alta na manhã de hoje (29).

Segundo apurou o UOL, a internação aconteceu para a realização de exames e a suspeita era de nova obstrução intestinal. O presidente se sentiu mal pouco depois do almoço e foi para o HFA no fim da tarde. Auxiliares do presidente disseram que não havia previsão de deslocamento de Bolsonaro para São Paulo e o quadro era acompanhado.

Por volta das 22h30, a primeira-dama Michelle Bolsonaro chegou ao hospital, mas não deu informações sobre o estado de saúde do presidente.

Durante o evento do Republicanos, Marcos Pereira se dirigiu a Michelle Bolsonaro e disse que ora pela recuperação do presidente. "Primeira-dama, receba nossos cumprimentos e as nossas orações. Tenho certeza que o presidente está bem. São apenas uns exames que ele está fazendo, por isso não está presente aqui".

A obstrução intestinal é consequência da facada que Bolsonaro recebeu em atentado durante a campanha eleitoral de 2018 e das operações subsequentes. Em janeiro desse ano, o presidente precisou ser internado em São Paulo depois de passar mal enquanto passava férias em Santa Catarina. Na época, o médico de Bolsonaro, Antônio Luiz Macedo, afirmou que a obstrução aconteceu após a ingestão de um camarão sem mastigar.

Em julho de 2021, Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal. À época, os médicos cogitaram uma intervenção cirúrgica, que foi descartada depois que o intestino do presidente voltou a funcionar normalmente.

Cirurgias após a facada

Desde que foi atingido por uma facada durante a campanha para as eleições de 2018, o presidente esteve internado em hospitais em algumas ocasiões para realizar cirurgias e exames.

6 de setembro de 2018 - Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG): O candidato Jair Bolsonaro se submete a uma operação de urgência após ser atacado por uma facada de Adélio Bispo em ato de campanha;

12 de setembro de 2018 - Hospital Albert Einstein, em São Paulo: Bolsonaro passa por nova cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino;

28 de janeiro de 2019 - Hospital Albert Einstein, São Paulo: já na Presidência da República, Bolsonaro se submete a uma nova cirurgia para retirada da bolsa de colostomia;

8 de setembro de 2019 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: nova cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada;

25 de setembro de 2020 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: retirada de cálculo na bexiga;

14 de julho de 2021 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal.

03 de janeiro de 2022 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo - Bolsonaro fica três dias internado para tratamento de uma obstrução intestinal após ingerir um camarão sem mastigar durante férias em Santa Catarina.