Topo

Esse conteúdo é antigo

Após fala de Lula, Zambelli diz que mãe pode 'pegar pistola e meter chumbo'

 Zambelli diz que petistas serão recebidos a bala em sua casa: "Pode meter chumbo"  -  O Antagonista
Zambelli diz que petistas serão recebidos a bala em sua casa: "Pode meter chumbo" Imagem: O Antagonista

Do UOL, em São Paulo

06/04/2022 14h14

Após fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual incentiva a militância a ir ao endereço de parlamentares e 'incomodar' os familiares, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) disse que vai protocolar denúncia por suposto crime de assédio contra o petista e autorizou a mãe "a pegar pistola e meter o chumbo", caso alguém apareça em seu endereço.

Então, eu digo uma coisa a vocês: na minha casa tem pistola. E olha, mãe, se vier vagabundo ameaçar a senhora ou ao meu filho, a senhora está autorizada a pegar a pistola e meter o chumbo, porque aqui vale a lei da legítima defesa. A minha mãe tem todo o dinheiro de defender a nossa família, se eu não estiver. Carla Zambelli, em seu perfil no Twitter

"E digo uma coisa para vocês, militância: Lula está colocando vocês em uma área de insegurança, porque ele adora fazer política em cima de caixão. Fez em cima da esposa dele. A esposa dele no caixão, e ele fazendo discurso. O que dirá em cima de vocês. Tomem muito cuidado", completou, em seguida.

Durante evento realizado na CUT (Central Única do Trabalhador), Lula afirmou que atos em frente ao Congresso Nacional "não movem uma pestana de um deputado" e sugeriu outras formas de pressionar os parlamentares.

Quando a gente está dentro do Plenário, a gente não sabe se está chovendo lá fora... Então, se a gente mapeasse o endereço de cada deputado e fossem 50 pessoas para a casa desse deputado? Não é para xingar, não. É para conversar com ele, conversar com a mulher dele, conversar com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele. Acho que surte mais efeito do que manifestação em Brasília. Lula, em discurso

Em nota enviada ao UOL, ontem, a assessoria do petista disse lamentar "que muitos bolsonaristas insistam em incitar a violência política ao invés de aceitar o debate democrático de ideias. Um país melhor se constrói com livros, empregos e oportunidades, não com armas e incitação à violência".

A reportagem também tentou contato com Zambelli, por mensagem e telefone, e aguara posicionamento sobre o protocolo da eventual denúncia contra o ex-presidente.

Lula é pré-candidato às eleições que serão realizadas em outubro e aparece à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), apoiado por Zambelli, em pesquisas eleitorais, como na divulgada hoje pelo Ipespe.

PT irá acionar deputado

O deputado federal Junio Amaral (PL-MG) publicou ontem um vídeo em suas redes sociais em que carrega uma arma com cartucho enquanto afirma estar pronto para receber Lula em sua casa. A presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), disse hoje ao UOL News, programa diário do UOL, que o partido estuda medidas contra Amaral.

Achei muito inadequado o nível de violência que teve essa resposta, estamos avaliando quais medidas vamos tomar em relação a isso. Mostrar arma e incitar violência é coisa que não pode ficar sem resposta", afirmou. "O deputado tem que responder porque anda com essa arma no carro e incitando a violência. Gleisi Hoffmann

Filhos de Bolsonaro reagem

Os filhos do presidente Jair Bolsonaro também criticaram a fala de Lula. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou o vídeo da declaração e apontou uma suposta falta de cobertura da mídia sobre as declarações do petista. Já o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que Lula "não está pensando em eleição num país cristão que respeita a propriedade privada".

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) publicou o vídeo de Lula em suas redes sociais e disse que o ex-presidente pede para que seus partidários "aterrorizem os outros" em suas casas. "Qual o posicionamento de ministros do STF [Supremo Tribunal Federal] e chefes das Casas Legislativas diante de tal colocação?", questionou Carlos.