Topo

Esse conteúdo é antigo

Jornal: Gabriel Monteiro sabia que jovem era menor de idade, diz delegada

Gabriel Monteiro coletiva de imprensa - Igor Mello
Gabriel Monteiro coletiva de imprensa
Imagem: Igor Mello

Do UOL, em São Paulo

08/04/2022 09h26

A Polícia Civil do Rio de Janeiro disse que "não há mais dúvidas" de que o vereador e ex-PM Gabriel Monteiro (PL), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), sabia que a adolescente de 15 anos, filmada mantendo relações sexuais com Monteiro, era menor de idade. Na delegacia, o irmão da jovem afirmou que também havia pedido a ele que se afastasse dela. As informações foram divulgadas pelo jornal "O Globo".

Monteiro é investigado pelo vazamento de um vídeo em que aparece fazendo sexo com a adolescente. Ex-assessores afirmaram que ele mantinha relações sexuais com diversas adolescentes na casa onde vive, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. A equipe que trabalhava nos vídeos do vereador e youtuber também ficava no local.

Ontem, o parlamentar foi alvo de uma ordem de busca e apreensão em sua casa, na zona oeste. Agentes da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) e de outras delegacias distritais também estiveram em outros nove endereços, todos eles de assessores, ex-assessores e empresários com alguma relação com Monteiro.

Na representação, a delegada-assistente Talita Roberta Carlos Carvalho diz que "não há mais dúvidas" de que o vereador sabia que a adolescente era menor de idade, embora ele tenha negado saber disso ao ser ouvido, na delegacia.

Gabriel Monteiro tinha "ciência da menoridade da vítima". Delegada-assistente Talita Roberta Carlos Carvalho

Em depoimento à Polícia Civil, o irmão da adolescente contou que também pediu a ele, por meio de mensagem de texto, que se afastasse da jovem, mas que os dois retomaram o relacionamento tempos depois.

O pedido teria ocorrido, segundo ele, depois que a menina recorreu a ele, chorando, porque "queria finalizar o relacionamento com o vereador, pois não estava lhe fazendo bem, mas não conseguia".

O UOL entrou em contato com a assessoria jurídica de Gabriel Monteiro e aguarda retorno. A reportagem também pediu posicionamento à assessoria de imprensa do parlamentar, via email.

Jovem foi ouvida ao lado da mãe

Na 42ª Delegacia de Polícia, a jovem foi ouvida ao lado da mãe, devido ao fato de ser menor de idade.

Ela contou que conheceu o vereador na academia e que, depois, ambos iniciaram uma conversa no Instagram. Monteiro, então, teria pedido o seu telefone e a conversa migrou para um aplicativo de mensagens: "Ele me chamou para ir na casa dele para nos conheceremos. Após uma semana de conversa, resolvi ir (...) Na primeira vez que fui, rolou beijos, abraços, nós transamos."

Segundo ela, a partir daí, passou a frequentar a casa do parlamentar "todo dia". "Nunca saímos à noite, só saímos para almoçar em restaurantes, tudo durante o dia", afirmou, em depoimento.

Advogado de Monteiro acusa ex-assessor

Ontem, ao sair da delegacia, Sandro Figueiredo, advogado de Monteiro, afirmou que o HD externo tinha vídeos produzidos por sua equipe, além de material que estaria supostamente sendo produzido para um dos integrantes de uma suposta máfia dos reboques no Rio, denunciada pelo político.

"Foi arrecadado na casa de um ex-assessor uma alta quantia em dinheiro e ainda foi arrecadado o HD que foi furtado da casa do vereador Gabriel Monteiro. HD este contendo informações dos vídeos profissionais do vereador. E, inclusive nesse mesmo HD, já havia ali alterações de um vídeo que eles estavam montando com a logo do zero dois da máfia dos reboques", afirmou o advogado.

No entanto, o delegado Luís Armond, titular da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), disse que o material ainda terá que ser periciado para comprovar se é de propriedade ou não do vereador.

"Esse HD vai ser periciado e verificado se procede realmente como de propriedade dele. Eu não vou antecipar nenhuma análise agora. Todas essas questões têm que ser comprovadas através de investigação", explicou o delegado. "Tem que ser feita essa investigação para verificar se realmente é dele, se era uma cópia. Isso tudo terá que ser analisado."