Topo

Esse conteúdo é antigo

Isa Penna diz que 'atores' tentam salvar Arthur do Val por causa da eleição

13/04/2022 10h37Atualizada em 13/04/2022 14h04

A deputada estadual Isa Penna (PCdoB) participou da edição de hoje do UOL News e disse que o também deputado Arthur do Val (União Brasil) deve ter o mandato cassado na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), por causa dos áudios sexistas gravados durante a guerra na Ucrânia. O Conselho de Ética já aprovou o pedido. Entretanto, Isa teme que a proximidade das eleições de 2022 salve o "Mamãe Falei".

"Sim, acho que ele vai ser cassado. Mas vamos ver. Há 'atores' por trás do Arthur operando. Ele tem muitos votos. Para alguns partidos, como o próprio União Brasil, a presença dele nas eleições pode ser um diferencial para a formação da chapa final", comentou Isa.

Isa, que já foi vítima de um abuso sexual dentro da Alesp, disse que há hipocrisia por parte de alguns deputados.

"É impossível não perceber a imagem de deputados falando de defesa das mulheres, mas foram eles que fizeram uma manobra horrorosa para a não cassação do Fernando Cury (União Brasil). Há, sim, hipocrisia por parte de alguns deputados da Alesp", apontou Isa.

A deputada mencionou que Arthur Do Val ficou ao lado de Cury quando o assédio a ela aconteceu, em dezembro de 2020.

"O Arthur consolou o Cury. Trouxe ele para o plenário no dia em que fiz a denúncia. Chegou o Cury acompanhado pelo Arthur do Val, que dizia 'deixa o cara falar'. Nem fiquei lá para ouvir. Ele me mandou um áudio dizendo 'o que você está fazendo é errado'. E, depois de muitos meses, ele me pediu desculpas no plenário", lembrou a deputada.

Conversa com Arthur do Val

Isa já tinha revelado que, antes de voltar da Ucrânia para o Brasil, Arthur ligou para ela. Segundo a deputada, ele não entendia o nível de gravidade dos áudios.

"Ele me ligou. Ele queria sondar o nível do quanto ferrado ele estava, com o perdão da palavra. Ele tinha dúvidas se era grave. Ele me perguntou se ouvi áudios. Ele falou 'queria saber se você ouviu os áudios meus que vazaram para fora de grupo provado e queria sua opinião, se são áudios de moleque ou se é alguma coisa mais grave. Eu disse que ia ouvir e mandava minha opinião. Ouvi os áudios e falei: seus áudios são gravíssimos. Primeiro porque você diz que mulheres são vulneráveis porque são pobres. Segundo, porque você não demonstra empatia em uma fila com refugiadas. E você admite crime de turismo sexual - se não seu, de alguém do MBL. Então se prepara, porque sim, você está muito ferrado. E inclusive adianto que não vou deixar de me posicionar", contou Isa.

Efeito pedagógico

Isa acredita que a punição para Arthur precisa acontecer por causa de um efeito pedagógico, pois o áudio é "a cultura de estupro encarnada".

"O áudio é de uma misoginia que precisa ser encarada como crime pelas autoridades e instituições. Vejo como mais um episódio dessa luta da mulher pelo direito de existir, por respeito, pelo fim da cultura do estupro. Esse áudio é a cultura do estupro encarnada", concluiu a deputada.