Topo

Máscara e jingle: Festa de Freixo antecipa simbiose com Lula na campanha

Deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) posa com máscara "Freixo e Lula" em comemoração do seu aniversário, no Rio - Reprodução/Instagram
Deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) posa com máscara "Freixo e Lula" em comemoração do seu aniversário, no Rio Imagem: Reprodução/Instagram

Lola Ferreira

Do UOL, no Rio

14/04/2022 14h57

A festa de aniversário dos 55 anos do deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ), ontem à noite, em um bar da zona norte do Rio, indicou que a principal estratégia dele para a campanha ao governo do Rio de Janeiro será colar sua imagem à do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Máscaras de papelão divididas com os rostos de Lula e Freixo foram distribuídas aos convidados e o bolo de aniversário estampava uma foto grande do aniversariante de mãos dadas com o ex-presidente. O deputado também lançou o jingle da pré-campanha, com a expressão "Freixo e Lula" repetida quatro vezes no refrão.

Bolo de comemoração do aniversário do deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Bolo de comemoração do aniversário do deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ)
Imagem: Reprodução/Twitter

Adesivos com a inscrição "Freixo e Lula" também foram distribuídos durante a comemoração.

Nas redes sociais, Freixo estimula seus seguidores a usarem as máscaras no Carnaval fora de época, que acontece entre os dias 21 e 24 no Rio.

O aniversariante organizou uma roda de samba que se apresentou das 18h30 até as 22h. O músico Pretinho da Serrinha, compositor do jingle, cantou a primeira versão acústica e contou a história da composição, sendo ovacionado ao final pelos convidados.

Freixo alternava presença no entorno da roda com caminhadas pelo bar e na rua em frente, sendo abordado para tirar fotos e conversar com políticos e pré-candidatos de partidos de esquerda.

Pesquisas indicam importância de associação

A estratégia de Freixo se ancora em pesquisas eleitorais.

Na pesquisa da Genial/Quaest, divulgada em 22 de março, o deputado lidera as intenções de voto junto ao atual governador do Rio, Cláudio Castro (PL): 18% e 22% das intenções, respectivamente. A margem de erro de 2,8 pontos os coloca empatados tecnicamente.

Mas o nome de Freixo ganha um incremento ao ser associado a Lula, em um eventual segundo turno contra Castro, e vai a 41% das intenções de voto —5 pontos percentuais a mais do que o atual governador quando o nome de Castro é ligado ao do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em pesquisa Datafolha, no dia 7 deste mês, Freixo e Castro também surgem empatados tecnicamente, mas com porcentagem invertida: o deputado com 22% e o atual governador com 18%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Políticos de esquerda e artistas marcam presença

Um dos primeiros a chegar foi o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), pré-candidato ao Senado pelo Rio. Ele protagoniza o principal ponto de discordância entre PT e PSB no Rio, já que o deputado estadual André Ceciliano (PT) também quer disputar o mesmo cargo.

Lula ainda não bateu o martelo, ao menos publicamente, sobre qual das duas candidaturas ao Senado irá apoiar. Fontes do PT ouvidas pela reportagem dizem acreditar que Molon vai retirar a candidatura "quando chegar a hora", porque não seria viável o PSB comandar as duas campanhas majoritárias no estado e, ainda assim, querer o apoio de Lula.

Máscaras "Freixo e Lula" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Máscaras "Freixo e Lula"
Imagem: Reprodução/Instagram

Ceciliano não esteve presente na festa de Freixo. Entre os nomes ligados ao PT estavam os vereadores da capital Lindbergh e Tainá de Paula, além de alguns pré-candidatos do partido.

Do PSOL, antigo partido de Freixo, marcaram presença o vereador Tarcísio Motta, a deputada federal Talíria Petrone, a pré-candidata ao Senado Luciana Boiteux e a deputada estadual Renata Souza.

Do PCdoB, a deputada federal Jandira Feghali esteve por lá —e até curtiu a roda e cantou um trecho de samba.

Atores como Camila Pitanga e Otavio Muller também prestigiaram Freixo, além do pastor Henrique Vieira e da cantora Teresa Cristina. Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco e irmã da vereadora, também esteve na comemoração.