'Qualquer coisa tem indulto do Bolsonaro', diz Camargo em crítica ao STF
Ex-presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo (PL) criticou o STF (Supremo Tribunal Federal), no Twitter, e fez referência à graça - espécie de indulto individual - dada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), após condenação na Corte.
"Não tenham medo de serem presos. Coloquem a nota que acham que o STF merece. Qualquer coisa, tem indulto do Bolsonaro", diz Camargo na publicação, acompanhada de uma foto da fachada do STF com a pergunta "De zero a dez, que nota você dá ao STF?".
Daniel Silveira foi condenado pelo plenário do STF a 8 anos e 9 meses de prisão na última quarta-feira (20) por ameaças a ministros da Corte. No dia seguinte, Bolsonaro concedeu a ele o instituto da graça, uma espécie de indulto individual.
Bolsonaro justificou seu ato afirmando que a sociedade "se encontra em legítima comoção em vista da condenação" de Daniel Silveira, que estaria "resguardado pela inviolabilidade de opinião deferida pela Constituição".
Oposição faz ofensiva contra indulto
Deputados e senadores da oposição fazem uma ofensiva jurídica para derrubar o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) que concedeu a graça (um perdão) a Silveira.
Somente no STF, pelo menos quatro ações diferentes foram protocoladas questionando o decreto — uma da Rede Sustentabilidade, outra do PDT, uma do Cidadania e uma reclamação do senador Renan Calheiros (MDB). A ministra Rosa Weber foi sorteada relatora dos processos.
No Congresso, parlamentares elaboram projetos de decretos legislativos para sustar o indulto, alegando que a manobra de Bolsonaro é um desvio de finalidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.