Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasileiros cantam Hino Nacional, posta Mourão, em recado a Lula e Alckmin

Do UOL, em São Paulo

29/04/2022 15h06

O vice-presidente, general Hamilton Mourão (Republicanos), fez uma crítica indireta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao provável candidato a vice na chapa do petista, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB). Ele publicou uma bandeira do Brasil e disse que quem amava o Brasil cantava o hino nacional, em referência ao do PSB em que o hino da Internacional Socialista, coligação de partidos socialistas e social-democratas de vários países criada em 1951, foi tocado.

O perfil do PSB na Câmara rebateu o general e postou um vídeo em que, no mesmo evento do partido em Brasília, o hino nacional também foi entoado.

Alckmin, conhecido por posicionamentos mais conservadores ao longo da trajetória política, não cantou o hino da Internacional Socialista durante sua execução, mas aplaudiu no final. Outros membros do PSB cantaram e entoaram gritos a favor de Lula e contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Hino de esquerda já foi entoado em vários contextos

O Hino da Internacional, também conhecido como Internacional Socialista ou Comunista, foi escrito por Pierre Degeyter, operário anarquista belga. Ele participou da Comuna de Paris, episódio em que operários tomaram a cidade francesa por alguns meses e promoveram a autogestão proletária, mas que depois acabaram sendo massacrados pelo Exército - ele faz a letra da música após o fim da Comuna.

O hino é usado por movimentos trabalhistas, socialistas, sociais-democratas e anarquistas. Chegou a ser hino da União Soviética de 1917 até 1941, quando Stalin a tornou hino do Partido Comunista da União Soviética. Foi traduzida para diversos idiomas e, em diferentes países e contextos, a música foi proibida por difundir ideais de esquerda.

Diferente de um hino nacional, o hino é internacionalista, ou seja, apresenta uma visão unificada de mundo, em que os países teriam menor representatividade política, já que o comunismo busca o fim dos Estados Nacionais em sua fase final e uma união dos trabalhadores.

' data-autoplay='true' data-start='' data-mute='true' data-related='false' data-btnfollow='false' frameborder='0' allow='autoplay; encrypted-media' allowfullscreen>