Topo

Esse conteúdo é antigo

Câmara aprova urgência para projeto que estabelece Dia Nacional do Cristão

Deputada Soraya Manato, autora do projeto - Divulgação/Câmara dos Deputados
Deputada Soraya Manato, autora do projeto Imagem: Divulgação/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

11/05/2022 18h19Atualizada em 11/05/2022 18h19

A Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de urgência para o projeto que estabelece o Dia Nacional do Cristão. A proposta é da deputada Dra. Soraya Manato (PTB-ES) com apoio de outros parlamentares. Com a votação, isso significa que a proposta poderá ser votada já nas próximas sessões do Plenário.

A data para a celebração seria todo primeiro domingo de junho. Neste ano, por exemplo, a data seria celebrada no dia 5. Os católicos, religião com mais adeptos dentro do cristianismo no Brasil, consideram junho o mês dos santos.

A data, no entanto, não seria um feriado, mas apenas um dia simbólico para exaltar a religiosidade. No Brasil, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 86,8% da população se declarava cristã.

A Câmara também aprovou o requerimento de urgência que estabelece outra criação de data simbólica, mas para a profissão de físico. Este último projeto é do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), e institui o dia 19 de maio, data já conhecida para celebração da física. A data data se refere ao ano de maior produtividade acadêmica de Albert Einstein, 1905, ou seja, 19/05.