Ex-embaixador: Encontro entre Bolsonaro e Biden atende interesses dos dois
O ex-embaixador Rubens Barbosa afirmou nesta quarta-feira (8), durante entrevista ao UOL News, que o encontro entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, marcado para acontecer amanhã (9), atende interesses de ambos.
Segundo Rubens, a reunião, marcada por iniciativa do presidente americano, tem como objetivo não permitir que a Cúpula das Américas ficasse ainda mais esvaziada.
Isso acontece porque os Estados Unidos excluíram Cuba, Venezuela e Nicarágua e, com isso, líderes de países não vão participar do evento após o boicote, como é o caso do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.
"Já para Bolsonaro, há interesse para fins eleitorais na política interna", avaliou o ex-embaixador.
Sobre a reunião da Cúpula da Américas - que líderes dos países da América do Sul, América Central e América do Norte -Rubens falou que o Brasil discutirá junto com outras nações documentos que serão divulgados no final do evento.
"Até aí é um encontro normal, não haverá nenhuma questão dramática que possa ser suscitada. E eu estou com pouca expectativa de que esses documentos saiam decisões importantes."
Desaparecidos no AM
Ao UOL News, o ex-embaixador classificou como "lamentável" o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira na região do Vale do Javari, no Amazonas.
Apesar da gravidade do assunto, Rubens não acredita que, além da menção do caso, haja algum tipo de cobrança na reunião entre os mandatários.
"O assunto pode ser mencionado, e Bolsonaro deve explicar as medidas que tomou. Mas acho que não vai ser objeto de maior atenção por parte dos dois presidentes e muito menos na cúpula."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.