Topo

Esse conteúdo é antigo

CNN, SBT, Veja, Estadão, Terra e Nova Brasil agendam debate presidencial

Título de eleitor - Brasil Escola
Título de eleitor Imagem: Brasil Escola

Do UOL, em São Paulo

29/07/2022 19h16

Um segundo grupo de veículos de imprensa, que inclui CNN, SBT, Veja, O Estado de S. Paulo, Terra e Nova Brasil, agendou para 24 de setembro um debate presidencial coletivo. Assim, as emissoras, jornais, sites e rádio abriram mão de datas próprias para aumentar a probabilidade de comparecimento dos candidatos à Presidência da República no encontro.

O debate será nos estúdios do SBT. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) lideram as pesquisas eleitorais e ambos demonstraram resistência de ir a vários debates antes do pleito, agendado para outubro.

Na quarta-feira (27), Bolsonaro voltou atrás e deu certeza de que comparecer a debates de primeiro turno faz parte de sua estratégia para tentar superar Lula. Em breve conversa com jornalistas, disse: "Vou, vou debater com o cara, fica tranquilo aí", em referência ao petista.

Anteriormente, Bolsonaro havia dado certeza de sua presença apenas em debates de um eventual segundo turno das eleições. "No segundo turno eu vou participar. Se eu for para o segundo turno, devo ir né, vou participar", disse em maio.

Na época, o chefe do Executivo afirmou estar avaliando a ida para reuniões de primeiro turno, mas que tinha receio de se tornar o alvo preferencial dos concorrentes. Ele avaliou que, caso participe, poderia receber "pancada o tempo todo".

Lula também hesitou em confirmar presença nos debates eleitorais de primeiro turno. Informações de bastidores apontam que o ex-presidente desejava reduzir seu número de aparições.

No dia 14 de setembro, o consórcio de veículos de imprensa, que conta com UOL, Folha de S.Paulo, G1, O Estado de S. Paulo, O Globo e Valor, promoverá um debate entre os candidatos ao Planalto. Juntos, os seis veículos são lidos mensalmente por 74 milhões de pessoas.