Topo

Esse conteúdo é antigo

Madeleine: 'Lula e Bolsonaro não vão perder um voto se não forem a debate'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/07/2022 15h35

A colunista do UOL Madeleine Lacsko falou hoje sobre a possível participação dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em debates com outros candidatos. Nenhum dos dois candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto confirmou oficialmente que participará dos debates promovidos, e Madeleine afirmou que ambos se encontram em posições confortáveis caso optem em não participar.

"Se eu fosse os dois, não iria a debate nenhum porque vai ter fãs dos dois justificando porque não foram. Eles não vão perder um voto porque não foram e o brasileiro topa ser tratado assim. (...) estamos em uma eleição que, na verdade, não tem uma promessa de Brasil, ela não tem planos para o dia de amanhã e estamos votando em personas. Vamos votar assim e é isso que vai acontecer", disse durante participação no UOL News.

Ela também destacou que Lula e Bolsonaro se encontram em situações confortáveis, uma vez que ambos os candidatos já estão em uma situação de poder.

"Estamos em uma situação em que, quem já tem poder, está muito confortável. As famílias se dividiram, os grupos de amigos se dividiram e as pessoas não veem a gente como povo. Tem o outro lado e isso é muito confortável para quem tem poder, que é dividir para governar. Qualquer coisa que façam vão justificar que o outro lado é pior".

Apesar de se mostrar descrente com a participação dos dois principais candidatos à presidência em debates, a colunista do UOL comemorou a qualidade de candidatos a cargos legislativos nessas eleições.

"Nessa eleição a única coisa que salva é que estamos com qualidade melhor de candidatos ao Legislativo, e isso pode trazer um sopro democrático que nós não temos com esse parlamento [atual] para a próxima candidatura. Mas, em relação às candidaturas presidenciais, eu não vejo os dois dispostos a debater nada", finalizou.

Ontem foi anunciado que o UOL, ao lado da Folha de São Paulo, da Band e da TV Cultura vão promover um debate entre os presidenciáveis, em pool, no dia 28 de agosto. O formato em pool para os debates foi inclusive sugerido por Lula no UOL Entrevista desta semana. Hoje também foi anunciado um segundo debate em pool, no dia 14 de setembro, promovido pelo consórcio de veículos de imprensa, que inclui UOL, Folha de S.Paulo, G1, O Estado de S. Paulo, O Globo e Valor.

Veja mais análises de Madeleine Lacsko e notícias do dia no UOL News: