Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro diz que Lula e Alckmin são criminosos e que 7/9 terá evento no RJ

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

30/07/2022 13h24Atualizada em 30/07/2022 21h10

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) se referiu ao principal adversário nas urnas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice na chapa encabeçada pelo petista, Geraldo Alckmin (PSB), como "dois criminosos" que "querem voltar à cena do crime".

O chefe do Executivo federal também convocou apoiadores aos eventos oficiais do 7 de Setembro e anunciou que, pela primeira vez, será realizado um desfile militar na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro.

As declarações de hoje ocorreram durante a convenção nacional do Republicanos, realizada em São Paulo, que confirmou o nome do ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas ao governo de São Paulo.

Lula é líder nas intenções de voto segundo pesquisas de diferentes institutos. Levantamento do DataFolha publicado na última sexta-feira (28) mostra que o petista tem 47% das intenções de voto, contra 29% do atual mandatário.

Durante o discurso, Bolsonaro também fez novo ataque ao STF (Supremo Tribunal Federal) e disse entender que a Corte retirou dele "o direito de conduzir a pandemia", em referência às políticas de saúde pública. A versão, no entanto, é mentirosa.

A deliberação do STF, na verdade, reafirmou a autonomia de estados e municípios para adotar medidas de isolamento social e definir quais atividades serão suspensas —a contragosto dos posicionamentos pessoais de Bolsonaro. Como a competência é concorrente entre a União, Estados e Municípios, a decisão não "retirou" poderes do Executivo, e sim delimitou as circunstâncias de atuação em cada esfera —no caso específico da pandemia.

"Ninguém enfrentou aquilo que nós enfrentamos. Uma pandemia. Ninguém podia esperar que, de março de 2020 para frente, nós viéssemos a sofrer tanto com a pandemia. Digo uma coisa a todos vocês. Me tiraram o direito de conduzir o combate à pandemia. Foi tirado pelo STF. Mas eu não errei em nenhuma das sugestões que eu dei para a população."

O presidente fez referência a Lula como "aquele cara que agora quer voltar a cena com outro criminoso conhecido por suas falcatruas aqui no estado de São Paulo", numa indireta a Alckmin, que será vice do petista e já governou o estado.

Vocês veem, os bandidos se unem para voltar a assaltar o nosso país. Hoje eu tenho certeza que a maioria da população já tem consciência de quem foram essas pessoas e os malefícios que elas proporcionaram a todos nós. Repito, peço a Deus que não permita que essas quadrilhas voltem ao poder para roubar o nosso dinheiro e a nossa liberdade
Jair Bolsonaro

Desfile no Rio em 7 de setembro

Bolsonaro disse que no dia 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, estará em desfiles oficiais pela manhã, em Brasília, como é tradição, e também no Rio de Janeiro, à tarde.

Nesta data no ano passado, o presidente participo de atos em Brasília e em São Paulo, fez discursos golpistas e pregou desobediência ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

"Nós queremos, pela primeira vez, inovar no Rio de Janeiro. Sei que vocês queriam aqui, mas nós queremos inovar no Rio de Janeiro. Às 16 horas do dia 7 de setembro, pela primeira vez, as nossas Forças Armadas e as nossas irmãs, forças auxiliares, estarão desfilando na praia de Copacabana ao lado do nosso povo."