Topo

SP: Garcia anuncia Geninho Zuliani como vice; Aparecido disputará Senado

O governado Rodrigo Garcia (PSDB), que concorre à reeleição em SP, e o vice em sua chapa, Geninho Zuliani - Divulgação/Governo do Estado de SP e Michel Jesus/Câmara dos Deputados
O governado Rodrigo Garcia (PSDB), que concorre à reeleição em SP, e o vice em sua chapa, Geninho Zuliani Imagem: Divulgação/Governo do Estado de SP e Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

04/08/2022 10h11Atualizada em 04/08/2022 10h38

Candidato à reeleição para o governo de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) oficializou hoje o nome do deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil) como seu vice na chapa. O ex-secretário municipal de Saúde de São Paulo Edson Aparecido (MDB), que era cotado para a vaga, vai disputar o Senado.

Zuliani está em seu primeiro mandato como deputado federal e é um aliado próximo do governador. Ele já foi prefeito de Olímpia, cidade turística a 430 km da capital. O parlamentar também é secretário-geral do União Brasil em São Paulo.

Segundo a campanha, a escolha foi comunicada aos partidos que, além do PSDB, formam a coligação de Garcia: Podemos, Cidadania, Solidariedade, PROS, Avante, Patriota, PP, União Brasil e MDB.

"Time completo pra proteger São Paulo daqueles que estão aqui pra dividir. Bem-vindos à nossa chapa, Geninho Zuliani e Edson Aparecido! Vamos somar, unir e tirar o melhor de cada paulista! São Paulo é forte porque é, e sempre foi, independente!" escreveu Garcia nas redes sociais ao comentar as indicações.

Disputa entre MDB e União Brasil por vaga

O ex-secretário municipal de Saúde de São Paulo Edson Aparecido e o prefeito da capital, Ricardo Nunes - Reprodução/Facebook/Edson Aparecido  - Reprodução/Facebook/Edson Aparecido
Aparecido (à esq) era o preferido de Nunes (à direita) para ser o companheiro de chapa do governador
Imagem: Reprodução/Facebook/Edson Aparecido

O nome de Aparecido era o preferido do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para ser o companheiro de chapa do governador, mas o União Brasil, que é dono do maior tempo de rádio e TV no horário eleitoral, exigiu a indicação da vaga.

Para selar o acerto na coligação, Garcia e o União Brasil prometeram apoio à reeleição de Nunes à Prefeitura, em 2024.

Aparecido teve dois mandatos como deputado estadual (1999 a 2006) e dois como deputado federal (2007 a 2014). Foi secretário da Casa Civil no governo Geraldo Alckmin (PSB). Em 2018, assumiu a secretaria de Saúde da capital e esteve à frente da pasta durante o período mais crítico da pandemia de covid-19.

* Com informações da Agência Estado