Topo

Esse conteúdo é antigo

Haddad propõe aula de 'racismo estrutural' para policiais

Fernando Haddad (PT) durante a Convenção da Federação Brasil da Esperança formada por PT, PCdoB e PV que anunciou a candidatura dele ao governo de São Paulo. - YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Fernando Haddad (PT) durante a Convenção da Federação Brasil da Esperança formada por PT, PCdoB e PV que anunciou a candidatura dele ao governo de São Paulo. Imagem: YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

10/08/2022 16h24

O candidato do PT ao governo estadual de São Paulo Fernando Haddad publicou o seu plano de governo na Justiça Eleitoral em que propõe ensinar "Racismo Estrutural" nas academias de polícia visando a redução de mortes da população preta.

Além desta proposta, Haddad promete valorizar a carreira policial e contratar profissionais para diminuir o déficit que boa parte das funções da segurança pública estadual enfrentam há anos. O petista também quer reformular a formação dos agentes de segurança - e aí entra a nova disciplina para os futuros policiais - e ampliar o uso de câmeras nos uniformes dos policiais no Estado.

A pesquisa do Instituto Real Time Big Data mostra o ex-prefeito na liderança para o governo de São Paulo, com 33% das intenções de voto no principal cenário na pesquisa estimulada.

O que é Racismo Estrutural?

É a ideia de que o conceito do racismo está nas estruturas de poder de uma sociedade. Parte do pressuposto de que não existe mais de uma raça humana, no sentido biológico, e que, por isso, o racismo seria uma uma problemática a ser analisada pelas ciências humanas. No Brasil, o autor Silvio de Almeida escreveu um livro sobre essa temática em que coloca o racismo para além de questões institucionais ou atos individuais, e o explica a partir de processos históricos, políticos e sociais da formação do Brasil.

Isso não tiraria dos indivíduos ou instituições a responsabilidade de lutar contra a discriminação racial, mas apenas o coloca como um assunto mais complexo e que explicaria a desigualdade racial até hoje.