Topo

Lula inclui Bela Gil na equipe de transição em grupo contra fome

Origens: Bela Gil  - Raquel Arriola / UOL
Origens: Bela Gil Imagem: Raquel Arriola / UOL

Do UOL, em Brasília

12/11/2022 13h19Atualizada em 12/11/2022 14h06

A chef de cozinha Bela Gil vai fazer parte da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nomeação foi oficializada no Diário Oficial da União.

O documento traz a lista dos integrantes do grupo técnico de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e inclui Isabela Giordano Gil Moreira, nome de batismo de Bela Gil.

Ela vai trabalhar com a ex-candidata à presidência Simone Tebet e com ex-ministra da pasta, Tereza Campello.

Também integram o grupo André Quintão Silva, Márcia Helena Carvalho Lopes, Reinaldo Takarab e Renato Maluf.

"Recebi com muita honra o convite para participar do núcleo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome de transição do governo Lula. Uma responsabilidade que carrego com a certeza de que nos levará a caminhos mais prósperos e saudáveis", publicou Bela Gil em rede social.

"Sempre enxerguei a política como um dos pilares da transformação que eu acredito e almejo. É ela que nos dá ferramentas práticas para, efetivamente, transformarmos a vida das pessoas hoje e no futuro. Então, aos meus companheiros de trabalho, tô pronta pra somar!!!", acrescentou.

Bela Gil no casamento de Lula e Janja - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Bela Gil no casamento de Lula e Janja
Imagem: Reprodução/ Instagram

O pai de Bela, o cantor Gilberto Gil, foi ministro da Cultura nos governos Lula entre 2003 e 2008.

Além da relação familiar, Bela Gil é amiga da futura primeira-dama, Rosângela da Silva, Janja.

Nos últimos anos, ficou famosa por popularizar a alimentação saudável e orgânica em seu programa de televisão.

Ela foi uma aliada do petista na campanha eleitoral.

Em fevereiro, Lula e Janja participaram de um almoço organizado por Bela Gil em São Paulo. O evento reuniu especialistas e representantes de movimentos sociais para falar sobre alimentação e a fome do país e o grupo discutiu propostas e caminhos para uma agricultura mais sustentável e orgânica no país.

Economista entra para equipe de Indústria, Comércio e Serviço

Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), integrará a equipe do núcleo técnico de Indústria, Comércio e Serviço. Ele comandou o BNDES entre maio de 2007 e maio de 2016, durante os mandatos do presidente eleito Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Entre os membros do núcleo de Indústria, Comércio e Serviço estão Germano Rigotto (ex-governador do Rio Grande do Sul), Jackson Schneider (executivo da Embraer), Rafael Luchesi (diretor-geral do Senai Nacional), Marcelo Ramos (deputado federal pelo Amazonas), André Ceciliano (presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), Paulo Okamoto (ex-presidente do Sebrae), Tatiana Conceição Valente (especialista em economia solidária) e Paulo Feldman (professor da USP).

16.abr.2015 - O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou nesta quinta-feira (16) que a instituição funciona com base em decisões colegiadas, compartilhadas. Segundo ele, dependendo do caso, decisões passam por até 60 pessoas, todas funcionárias de carreira. A afirmação foi feita durante a sessão da CPI da Petrobras, na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde depõe na condição de testemunha - Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados - Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Presidente do BNDES, Luciano Coutinho, agora compõe equipe do núcleo técnico de Indústria, Comércio e Serviço
Imagem: Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados

*Com Estadão Conteúdo