Topo

Esse conteúdo é antigo

Aloysio: 'Tentam emparedar Lula, mas foi Bolsonaro quem fez bagunça fiscal'

Colaboração para o UOL

18/11/2022 09h18

Aloysio Nunes (PSDB), ex-ministro das Relações Exteriores, evitou criticar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por declarações polêmicas a respeito do teto de gastos. Nunes faz parte da equipe de transição do governo eleito e entende que Lula vai consertar a "bagunça fiscal de Bolsonaro".

"Lula sabe que o descontrole fiscal tem condições nefastas para os trabalhadores pequenos, mesmo para aqueles que não especulam no mercado financeiro. Há uma tentativa de emparedar o Lula. Mas ele sabe que não pode fazer o que quiser. Ele tem um orçamento bagunçado. Não sei quantas vezes o teto de gastos foi furado no governo Bolsonaro", afirmou Nunes no UOL News desta sexta-feira (18).

Aloysio Nunes também comentou que o orçamento feito pelo governo Bolsonaro antes das eleições não tem "coisas essenciais" prometidas até mesmo por Bolsonaro, como o Auxílio Brasil no valor de R$ 600, a cobertura da Farmácia Popular e até dinheiro para merendas de creches. Na opinião de Nunes, o mercado financeiro precisa "se acalmar".

"Não é possível que se desconheça o histórico de Lula de responsabilidade fiscal. E o histórico de Bolsonaro, de bagunça fiscal", concluiu.

Aloysio: Eduardo Bolsonaro vê comunista em todos lados e não conversa com vizinhos

Aloysio Nunes faz parte da equipe de transição que cuida de Relações Exteriores e afirma que o ministério está organizado, mas criticou um dos filhos de Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PL), por problemas nessa área.

"Foram quatro anos de um presidente cercado de pessoas que acham que são iluminadas em política externa e não são. Especialmente o filho Eduardo e o Filipe Martins, que têm cabeça sintonizadas com Bolsonaro, que cultua a condição de pária, que se mira no Trump como farol da civilização ocidental, que vê comunista em todos lados e não conversa com vizinhos", criticou Aloysio.

Josias: Lula não pode fazer os tipos de declarações que vem fazendo

O colunista do UOL Josias de Souza criticou as declarações mais recentes de Lula, que classificou como polêmicas. Ele entende que o presidente eleito ainda não "desceu do palanque".

"É preciso dizer que Lula está demorando para trocar o palanque pelo pódio. Ele venceu a eleição e precisa se comportar como presidente eleito. Presidente eleito não pode fazer os tipos de declarações que ele vem fazendo", criticou Josias.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: