Topo

Esse conteúdo é antigo

Zema diz que apoia Lula se ele apresentar boas propostas: 'Na mesma hora'

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em foto de arquivo - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em foto de arquivo Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

23/11/2022 08h35Atualizada em 23/11/2022 08h43

O governador reeleito de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) disse que apoia o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "na mesma hora" se ele apresentar boas propostas. A declaração foi dada ao site Poder360.

Zema foi coordenador da campanha de reeleição de Jair Bolsonaro (PL) em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral e considerado um espelho do Brasil. Desde a eleição presidencial de 1989, a primeira desde a redemocratização, o presidenciável mais votado em Minas foi o vencedor da disputa nacional.

"Se o presidente eleito propor uma boa reforma tributária, uma boa reforma administrativa, eu vou lá para Brasília apoiá-lo na mesma hora porque o que o Brasil precisa de reforma", afirmou Zema.

Ele afirmou também que fará uma "oposição responsável" ao novo governo. "Eu vou estar aqui protegendo os interesses do estado e confio muito que o presidente vai agir de maneira republicana. Até porque eu não sou o único governador nessa situação. Nós temos São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás, todos em uma posição semelhante a mim. Os principais resultados do Brasil hoje não são pró-presidente Lula. Muito pelo contrário, são anti-Lula".

Presidência em 2026. Zema negou qualquer plano de disputar o Palácio do Planalto daqui a quatro anos, mas disse que uma boa gestão é o melhor caminho para ganhar uma eleição. "Nada como um bom governo para servir como boa referência para algum plano futuro".

O governador de Minas também foi questionado sobre uma possível troca de partido —deixar o Novo para se filiar ao PL de Bolsonaro. "Eu só estive com Valdemar da Costa Neto [presidente do PL] uma vez na minha vida. Não me recordo se há dois, três anos e não tive mais contato com ele", disse.

"Estou satisfeito com o partido e o partido não foi bem nessas eleições. Foi uma eleição atípica, polarizada. O nosso presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, já adotou uma série de mudanças, vai adotar outras e eu acredito que isso vai reerguer o partido."

O Novo tinha oito deputados federais, mas conseguiu eleger só três neste ano.