Topo

Esse conteúdo é antigo

Após negar ser 'bolsonarista raiz', Tarcísio aparece aos risos com Moraes

Do UOL, em São Paulo

06/12/2022 20h25Atualizada em 07/12/2022 09h58

Governador eleito de São Paulo e ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi fotografado aos risos com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, durante a posse dos ministros indicados ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu ao evento, ocorrido em Brasília, mas saiu sem falar com a imprensa e não discursou. Ontem, o candidato derrotado chorou ao participar de uma cerimônia das Forças Armadas, em Brasília, e também saiu do local sem discursar.

A foto do governador eleito e do presidente do TSE, alvo frequente de críticas de Bolsonaro e seus apoiadores, ocorreu um dia após Tarcísio dizer à CNN Brasil que nunca foi "bolsonarista raiz" e que não quer entrar em uma "guerra ideológica" em seu governo.

Apesar da fala à emissora, ao longo da campanha, Tarcísio posou com Bolsonaro por diversas vezes ao cumprir agendas em "dobradinha" na busca de votos para ambos. O próprio chefe do Executivo apareceu na campanha eleitoral do ex-ministro para pedir votos ao aliado.

Os registros dos fotógrafos Ton Molina e Wilton Junior, do Estadão Conteúdo, mostram Tarcísio e Moraes próximos e conversando. Nas imagens é possível ver que o presidente do TSE e o governador eleito aparecem ambos sorrindo.

O ministro Alexandre de Moraes e Tarcísio de Freitas, governador eleito de São Paulo - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O ministro Alexandre de Moraes e Tarcísio de Freitas, governador eleito de São Paulo
Imagem: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O ministro Alexandre de Moraes e o governador eleito por São Paulo, Tarcísio de Freitas - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O ministro Alexandre de Moraes e o governador eleito por São Paulo, Tarcísio de Freitas
Imagem: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

No sábado, após receber críticas de aliados de Bolsonaro, a assessoria de Tarcísio negou que ele tenha encontrado Alexandre de Moraes na noite anterior, em São Paulo, como foi informado na imprensa. "Única agenda que tenho dele aqui é essa [duas visitas a unidades militares na sexta-feira (2) e hoje (então dia 3]", esclareceu.

'Eu nunca fui bolsonarista raiz', diz Tarcísio

Ontem, Tarcísio disse que nunca foi "bolsonarista raiz" e que não quer entrar em uma "guerra ideológica" em seu governo.

"Eu nunca fui bolsonarista raiz. Comungo das ideias econômicas, principalmente, desse governo Bolsonaro. A valorização da livre iniciativa, os estímulos ao empreendedorismo, a busca do capital privado, a visão liberal", disse, em entrevista à CNN Brasil. "Sou cristão, contra aborto, contra liberação de drogas, mas não vou entrar em guerra ideológica e cultural."

Para o político, o "Brasil está muito tenso e dividido" e, por isso, é "preciso pacificar". Ele relatou que recebeu críticas por enviar uma mensagem de apoio, via redes sociais, para a família de Luiz Antônio Fleury Filho, ex-governador de São Paulo, que morreu no mês passado.

"Depois, tinha um evento em que teve um jantar com ministros do STF [Supremo Tribunal Federal], STJ [Superior Tribunal de Justiça], TSE [Tribunal Superior Eleitoral], TCU [Tribunal de Contas da União]. E, na divisão das mesas, me botaram ao lado do ministro Barroso. Queriam que eu me levantasse e saísse? Sou governador eleito de São Paulo. Vou conversar com ministros do STF", disse.

Luís Roberto Barroso é um dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) também criticado frequentemente por Bolsonaro e seus apoiadores.

Tarcísio ressaltou que não repetirá o "erro" já cometido na gestão de Jair Bolsonaro (PL) de "tensionar" as relações com os demais Poderes.

Vamos conversar com ministros do STF. E Barroso é um ministro preparadíssimo, razoável. Sempre que eu, na condição de ministro [da Infraestrutura], precisei dele, ele ajudou o ministério. Sempre votou a favor das nossas demandas. Mas 'os caras' me esculhambaram
Tarcísio de Freitas, governador eleito de São Paulo

Na entrevista, Tarcísio também comentou que tem gratidão por Bolsonaro, mas revelou que diz para o amigo "sair" do casulo para liderar uma oposição de centro-direita ao presidente eleito.