Topo

Esse conteúdo é antigo

Eduardo ataca Lula por cumprimento a Castillo, mas Bolsonaro fez o mesmo

Tuíte do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhado por Eduardo Bolsonaro e foto do presidente da República do Peru, Pedro Castillo, com Jair Bolsonaro - Reprodução/Twitter; e Alan Santos/PR
Tuíte do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhado por Eduardo Bolsonaro e foto do presidente da República do Peru, Pedro Castillo, com Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução/Twitter; e Alan Santos/PR

Do UOL, em São Paulo*

07/12/2022 18h59Atualizada em 07/12/2022 22h03

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), criticou hoje o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por já ter cumprimentado o presidente destituído do Peru, Pedro Castillo, quando o político foi declarado vencedor das eleições do país em julho do ano passado. Apesar das críticas, o político brasileiro não comentou que o seu pai também cumprimentou o peruano por sua vitória no pleito e defendeu reforçar laços com o país vizinho.

Na manhã de hoje, Castillo anunciou à nação que iria dissolver o Congresso Nacional e instituir um "governo de emergência excepcional" a fim de convocar novas eleições e, posteriormente, mudar a Constituição do país. Nesta tarde, a advogada Dina Boluarte assumiu a presidência do Peru após a aprovação do impeachment do então presidente por "incapacidade moral".

Em julho de 2021, a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) tuitou, em nome "do Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro", que "cumprimentava o senhor Pedro Castillo Terrones (@PedroCastilloTe) por sua eleição à presidência do Peru".

"Reafirmo a disposição do governo brasileiro em trabalhar com as autoridades peruanas para reforçar os laços de amizade e cooperação entre nossas nações. Felicidades ao povo peruano", finaliza a breve nota.

Postagem do filho do presidente. "Presidente do Peru, o socialista e membro do Foro de SP Pedro Castillo, tenta golpe e é preso. Congresso aprovou seu impeachment constitucional", escreveu Eduardo na legenda da sua publicação feita no Instagram nesta quarta-feira (7). Ele colocou uma foto de um tuíte do petista parabenizando Castillo em 2021, enquanto também adicionou outro print do peruano felicitando Lula pela vitória nessas eleições.

Na galeria da postagem no Instagram, Eduardo também colocou o print de duas matérias: "Pedro Castillo dá golpe de Estado no Peru, dissolve Congresso e anuncia 'governo de exceção'" e "Peru aprova impeachment de Castillo após decisão de dissolver o Congresso".

No dia 10 de junho, Lula escreveu no Twitter: "Quero parabenizar @PedroCastilloTe pela importante vitória no Peru e saudar o povo peruano pelas eleições livres e democráticas. O resultado das urnas peruanas é simbólico e representa mais um avanço na luta popular em nossa querida América Latina".

A data em que Lula e Bolsonaro parabenizaram Castillo diferem, pois o petista parabenizou o peruano antes mesmo de o resultado ser formalizado, o que ocorreu apenas no mês de julho daquele ano, um mês após o pleito.

No mesmo dia que Lula saiu vencedor da disputa contra Bolsonaro, Castillo também felicitou o petista pela vitória. "O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o camarada @LulaOficial, trabalhador, sindicalista, lutador. Seu triunfo é essencial para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Pátria Grande", tuitou no último dia 30 de outubro.

Bolsonaro encontrou Castillo este ano

Em fevereiro, Bolsonaro afirmou que quaisquer atritos na relação com o presidente peruano estariam superados. A declaração foi feita pouco antes do encontro com o líder do país vizinho, em Porto Velho, e após o próprio Bolsonaro criticar a eleição do Peru, no ano passado.

Em julho de 2021, quando a eleição de Castillo era iminente, Bolsonaro afirmou em um evento evangélico: "Perdemos o Peru". O presidente peruano é de esquerda na economia, mas conservador nos costumes, e considerado autoritário pela oposição do país vizinho.

"Queremos América do Sul livre, liberdade de expressão, de imprensa. Logicamente que esse encontro tem a ver com isso, só podemos ter boa relação se democracia imperar", disse Bolsonaro antes do encontro. Questionado se a relação já estaria normalizada, o presidente respondeu "Tudo superado. Todos os países são importantes para nós aqui na América do Sul".

O presidente posou para fotos oficiais ao lado de Castillo, sorrindo, e até tirou fotos com o chapéu que o peruano usava na ocasião.

03.fev.2022 - Presidente da República Jair Bolsonaro cumprimenta o Presidente da República do Peru, Pedro Castilho -  Alan Santos/PR -  Alan Santos/PR
03.fev.2022 - Presidente da República Jair Bolsonaro cumprimenta o Presidente da República do Peru, Pedro Castilho
Imagem: Alan Santos/PR

*Com Estadão Conteúdo