Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula reclama de som em anúncio: 'se fosse artista, me recusaria a dar show'

Do UOL, em São Paulo

09/12/2022 12h05Atualizada em 09/12/2022 12h15

Na coletiva de anúncio de seus primeiros ministros, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reclamou do som do evento.

Segundo ele, a voz dos jornalistas estava baixa mesmo com microfone, como disse antes de uma jornalista tentar lhe direcionar uma pergunta.

"Fala mais perto do microfone", disse Lula. Em resposta, a jornalista fez o que foi pedido e ele voltou a reclamar. "Aqui não tem uma caixa de retorno. Se eu fosse artista, me recusaria a dar um show sem caixa de retorno".

Sem mulheres. Antes de anunciar os nomes dos primeiros ministros de seu terceiro mandato —todos homens—, Lula afirmou que mais mulheres, negros e indígenas ainda irão compor seu governo.

"Vocês devem estar pensando: 'presidente Lula, não tem mulheres, não tem negros'", comentou Lula. "Vai chegar uma hora que vocês vão ver mais mulheres aqui do que homens e vocês vão ver a participação de companheiros afrodescendentes aqui em pé, como estão hoje os companheiros".

Só homens por enquanto. Dos cinco ministros revelados hoje [veja lista abaixo], todos são homens e quatro são brancos — Flávio Dino se autodeclara como pardo, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A diversidade na composição dos ministérios foi uma promessa eleitoral de Lula, reafirmada durante a coletiva.

"Vai ter mulher, homem, negros, índios, vamos tentar montar um governo que seja a cara da sociedade brasileira em sua total plenitude. Não se preocupe com isso, que nós vamos montar."

Presidente eleito brincou com falas de Bolsonaro. Durante o anúncio dos futuros ministros, Lula bebeu uma garrafa de água e brincou sobre declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Meu adversário achava que eu bebia cachaça."

Veja a seguir os nomes anunciados:

  • Ministério da Fazenda: Fernando Haddad (PT)
  • Ministério da Defesa: José Múcio Monteiro
  • Ministério da Justiça: Flávio Dino (PSB)
  • Casa Civil: Rui Costa (PT)
  • Ministério das Relações Exteriores: Mauro Vieira

Tomei a decisão porque algumas pessoas precisam começar a trabalhar
Lula em anúncio dos primeiros nomes de ministros

Quem são os novos ministros?

  • Fernando Haddad é um dos homens de confiança de Lula. Ele foi candidato ao governo do estado de São Paulo nas eleições deste ano e ministro da Educação do presidente eleito.
  • José Múcio Monteiro é ex-ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) e amigo pessoal de Lula. Ele foi ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, no segundo mandato do petista.
  • Rui Costa é governador da Bahia e não disputou a reeleição neste ano porque já está no segundo mandato. Ele deixou de concorrer a outro cargo público este ano por articulações do PT.
  • Flávio Dino é ex-governador do Maranhão e senador eleito pelo estado nas eleições deste ano. Na transição de governo, coordena o GT de Justiça e Segurança Pública.
  • Mauro Vieira foi chefe do Itamaraty no governo da ex-presidente Dilma Rousseff e, hoje, é embaixador do Brasil na Croácia.

Fim dos trabalhos da transição. Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente da República eleito e coordenador do governo de transição de Lula, anunciou hoje que os trabalhos das equipes serão encerrados na próxima terça-feira (13). A segunda-feira (12) será utilizada para apresentar o relatório final do governo de transição.

Calendário da próxima semana. Além do encerramento dos trabalhos, Lula e Alckmin participarão da diplomação oficial da chapa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na segunda-feira (12).