Topo

Esse conteúdo é antigo

Carla: Lula pode dar Saúde a Lira por governabilidade, dizem petistas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/12/2022 19h53

A colunista do UOL Carla Araújo afirmou hoje durante participação no UOL News que fontes ligadas ao PT confirmaram que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cogita entregar o ministério da Saúde para o presidente da Câmara Arthur Lira (PP) em nome da governabilidade.

"Ouvi de fontes do PT na sexta-feira (16) que sim, o ministério da saúde deve ser entregue ao centrão. Ainda tinham algumas coisas sendo negociadas, mas essa possibilidade é bem grande em nome da governabilidade", afirmou.

Carla ainda destacou que esse tipo de negociação é necessária para que o presidente consiga governar e aprovar projetos, mas ressaltou que tudo deve acontecer de forma transparente e republicana.

"Acho que o Lula sentar duas horas com o Lira faz parte do jogo e o Lira tem um poder na mão e o Lula precisa dialogar com ele. (...) as negociações sendo republicanas fazem parte da democracia e o Lula sabe muito bem que precisa de governabilidade e o Lira tem uma base do centrão ao lado dele. A política é feita de acordos e negociações", finalizou.

Sakamoto: Centrão tenta convencer Lula a usar o mesmo cabresto colocado em Bolsonaro

Também durante participação no UOL News, o colunista Leonardo Sakamoto destacou que após decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) de barrar o orçamento secreto e estender o pagamento do Auxílio Brasil, o que está em discussão no Congresso é muito mais uma questão de poder do que de dinheiro. Ele afirmou que as negociações da PEC da Transição podem ser uma forma de colocar um "cabresto" em Lula.

"O que está sendo discutido, principalmente, é o cabresto que o centrão quer colocar no Lula em 2023. A questão é uma divisão de poder. (...) Lira quer manter seu poder e ao mesmo tempo o centrão quer manter o poder que ele conquistou diante de Bolsonaro. Bolsonaro foi o pet do centrão durante os últimos anos e ele quer manter alguma forma de controle".

Lira tem poder esvaziado com derrota do orçamento secreto no STF, diz Carla Araújo

Carla Araújo também afirmou que após as decisões do STF, que em tese representam derrotas para Arthur Lira, os reflexos das negociações da PEC da Transição recaem sobre a sucessão nos comandos da Câmara e do Senado. Ela ainda afirmou que as recentes decisões do Supremo representam um esvaziamento do poder de Lira.

"O Lira teve essa derrota hoje na questão do orçamento secreto que esvazia um pouco do poder dele e também há uma decisão do ministro Gilmar Mendes ontem em relação a manutenção do Auxílio Brasil, atendendo um pedido da Rede, que esvaziaria o poder da PEC, que é mais um golpe em Arthur Lira que perde o poder em uma reta final de ano que ele estava muito poderoso".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: