Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-Anvisa: Nísia levará equipe competente à Saúde e terá que fazer política

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/12/2022 15h07

A indicação de Nísia Trindade para comandar o Ministério da Saúde foi elogiada pelo médico sanitarista Gonzalo Vecina.

No UOL News de hoje, Vecina relembrou a atuação de Nísia no combate à covid-19 e também elogiou a escolha de sua equipe e sua capacidade de articulação para "fazer política".

Nísia é uma profissional de saúde com extrema experiência de gestão e muito capaz de articular as forças que existem dentro do setor de saúde. Já anunciou a maior parte da equipe com a qual vai trabalhar, uma equipe muito boa com ex-secretários municipais e ex-secretários estaduais de saúde, uma equipe coesa e muito forte

Vecina também comemorou o fato de uma mulher ter sido indicada para a pasta, exaltando a sensibilidade de Nísia.

Mas ressaltou que ela terá que "fazer políticas" e articulações para conseguir bons resultados à frente do Ministério da Saúde.

"Liberdade absoluta não existe. Então ela terá que fazer política. E ela está levando na equipe dela algumas pessoas com capacidade de fazer política", disse. "Vai ser necessário se articular com os poderes do Congresso e do centrão."

O principal poder da Nísia é a capacidade de jogar. Ela foi indicada por Bolsonaro para a Fiocruz e tem capacidade de articulação política

Sakamoto: Nísia na Saúde é Lula dizendo 'não' para Lira e indicação do centrão

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto afirmou que a indicação de Nísia é uma espécie de recado para o centrão e para Arthur Lira (PP), presidente da Câmara, que tentou "empurrar nomes" para assumirem o comando da pasta.

Colocando o nome da Nísia o governo Lula finca o pé e fala que não. O Lula chega para o centro e para Arthur Lira e fala 'saúde não, saúde vai ficar com um nome técnico

Carla Araújo: Lula deve oferecer Ministério das Cidades para Simone Tebet

A colunista do UOL Carla Araújo apurou com fontes ligadas ao presidente Lula que Simone Tebet (MDB) deverá ser o nome indicado para comandar o Ministério das Cidades.

"Duas fontes me disseram que o que caminha, é que seja oferecido para Simone Tebet o Ministério das Cidades. (...) nesse momento, segundo interlocutores do presidente Lula, o que vai ser oferecido para Simone Tebet para que ela, essa aliada não deixe de ser contemplada, seria essa pasta das Cidades"

Além de Tebet, ela também apurou que Renan Filho (MDB), filho do senador Renan Calheiros (MDB), deverá ocupar o cargo de ministro da Infraestrutura.

"Tem também a pasta da Infraestrutura que pode acabar ficando com o Renan Filho, que foi cotado para estar no Ministério das Cidades".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: