Topo

Esse conteúdo é antigo

Marina anuncia novo nome do ministério: Meio Ambiente e Mudança Climática

Do UOL, de Brasília

29/12/2022 14h40

O anúncio da mudança do nome da pasta foi feito por Marina Silva à GloboNews, pouco após a confirmação dela no cargo pelo presidente Lula (PT).

Marina disse que sua expectativa em relação ao trabalho à frente do ministério é a de "um recomeço baseado no legado de mais de 30 anos de política socioambiental no país."

Cada governo deixou uma parte desse legado. O único governo que só deixou destruição na política ambiental foi o governo Bolsonaro.

A futura ministra explicou que a pasta estará organizada internamente em cinco secretarias e terá entre seus objetivos ajudar o Brasil a cumprir a meta de desmatamento zero até 2030.

A ideia é que o trabalho seja desenvolvido em sintonia com outras pastas, como os ministérios da Justiça e da Economia, que também terão estruturas internas dedicadas a acompanhar questões ligadas ao meio ambiente.

Entre as prioridades de Marina, estão:

  • a volta do Fundo Amazônia;
  • o retorno do PPCDAm (Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal) em seu desenho original

A primeira iniciativa foi interrompida por Bolsonaro. Já a segunda, descaracterizada.

"Nós vamos fazer todas as atualizações para enfrentar o desmatamento na Amazônia."

Durante a entrevista, Marina afirmou que, nos últimos quatro anos, o Brasil deixou de fechar acordos por ter se tornado "um pária ambiental" e de ter "uma situação difícil perante o mundo".

"O Brasil só é uma potência agrícola porque é uma potência hídrica. E só é uma potência hídrica porque é uma potência florestal. E uma parte do agronegócio entendeu isso e não tem o meio ambiente como se fosse inimigo. O meio ambiente é o melhor amigo do desenvolvimento econômico e social."

Marina confirmou ainda que, em janeiro, deve participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos.