Em Brasília, Lula está hospedado em frente a posto que originou a Lava Jato
Carros de polícia patrulham o acesso a um hotel cinco estrelas perto da Torre de TV em Brasília durante 24 horas por dia. Lula (PT) está hospedado no local desde a vitória na corrida presidencial. Em março de 2014, os carros de polícia estavam no outro lado da rua. Agentes cumpriam mandados da primeira fase da Operação Lava Jato no Posto da Torre.
Ou seja, Lula está hospedado há dois meses na frente do posto onde começou a investigação que o levou à cadeia.
O local foi descrito pela Lava Jato como "caixa eletrônico da propina". Com a reinvenção do modelo de negócios dos postos, o estabelecimento oferece muito mais do que combustíveis:
- Restaurante de PF (prato-feito);
- Pizzaria;
- Loja de conveniência;
- Loja de bebidas e tabacaria;
- Lavanderia;
- Funilaria.
O UOL Notícias pediu para conversar com a direção do Posto da Torre, mas a gerência não quis se manifestar. A maioria dos funcionários também prefere o silêncio. Exceção de um deles que é bolsonarista e não escondia a raiva com a vitória de Lula.
A aversão dobrava por saber que o presidente estava do outro lado da rua. A situação serviu para uma piada ofensiva: "O ladrão sempre volta à cena do crime".
A freguesia do posto
O estabelecimento tem 17 bombas de combustível e fica numa região bastante movimentada da cidade. Pelo Posto da Torre passam de engravatados a motoristas de caçamba. Mas algumas características se destacam e revelam o perfil da clientela.
- Motoristas de Uber;
- Presença majoritária de carros populares;
- Trabalhadores que almoçam lanches.
O outro lado da calçada
O site do hotel em que Lula está apresenta o local como de qualidade superior e inspirado na modernidade e geometria de Brasília. A lista de mimos aos hóspedes é farta:
- Rooftop Pool (piscina na cobertura);
- Academia "imensa" com 1.000 metros quadrados;
- Ginásio;
- Sauna;
- Centro empresarial.
Com tanto luxo, a frota do outro lado da rua do posto é mais nobre. Há constante movimentação de Corollas, o carro preferido no mercado executivo. Na entrada da torre em que Lula está, policiais são vistos aos montes.
Os federais estão em menor números e têm roupa discreta. Os policiais militares se espalham por toda parte. O grande número se justifica porque o hotel abrange uma quadra inteira.
Até Lula se mudar para o Palácio da Alvorada vai ver diariamente o posto onde começou a investigação que o impediu de concorrer em 2018.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.