TCU define relator para investigar viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos
O TCU (Tribunal de Contas da União) escolheu o ministro Walton Alencar Rodrigues, que tem boas relações com Jair Bolsonaro, como relator do pedido de investigação da viagem do ex-presidente a Orlando, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo UOL.
- Rodrigues foi quem recomendou o nome de Tarcísio Gomes de Freitas a Bolsonaro, na transição de 2018. Nomeado ministro da Infraestrutura na ocasião, Tarcísio é hoje governador de São Paulo.
- Em 2019, o Estadão Conteúdo noticiou que Rodrigues atuava nos bastidores para emplacar a magistrada Isabel Gallotti, com quem é casado, em uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).
É Rodrigues quem decidirá se a investigação do caso prosseguirá no Tribunal ou se o pedido do parlamentar será arquivado.
Bolsonaro deixou o país na sexta-feira (30), em seu penúltimo dia de mandato. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse no domingo (1º).
O pedido para investigação da viagem do ex-presente foi feito pelo deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) na última semana. O parlamentar alegou "indícios de desvio de finalidade e má administração dos recursos públicos no custeio da viagem" do ex-presidente.
"[No dia da viagem faltavam] menos de 48 horas para o fim mandato, portanto o uso de milhões oriundos do erário em uma viagem obscura atenta contra o interesse público, que é o pressuposto de validade para emprego das verbas públicas.
Deputado Elias Vaz em representação ao TCU
O que o parlamentar pediu na representação?
- Que o TCU instaure procedimento de apuração dos fatos;
- Que Bolsonaro explique ao TCU as motivações da viagem;
- E, caso seja comprovado que a viagem se deu por questões pessoais, que Bolsonaro devolva os recursos empregados pelo Estado brasileiro aos cofres públicos.
Na última semana, a reportagem do UOL procurou o governo Bolsonaro, por meio da Secom (Secretaria de Comunicação), para se pronunciar sobre o pedido, mas ainda não obteve retorno.
*Com Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.