Topo

Marido de ministra nomeou ex-PM apontado como membro de grupo de extermínio

O prefeito Waguinho com a ministra Daniela Carneiro em evento em Belford Roxo - Reprodução/ Facebook
O prefeito Waguinho com a ministra Daniela Carneiro em evento em Belford Roxo Imagem: Reprodução/ Facebook

Do UOL, no Rio

07/01/2023 09h59

O marido da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), empregou na Prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, um ex-PM apontado como integrante de um grupo de extermínio responsável por ao menos 20 mortes na cidade.

O prefeito Waguinho, marido de Daniela, nomeou o ex-tenente da PM Fernando Cardoso do Amaral para um cargo comissionado na Secretaria Municipal de Saúde em 11 de fevereiro de 2022. Na mesma ocasião, Helen Borsoi Ribeiro do Amaral, esposa de Fernando, também foi nomeada na pasta.

Sobre as relações políticas de Waguinho com milicianos, a prefeitura afirma que cabe aos partidos políticos fazerem levantamento da vida pregressa dos candidatos e à Justiça julgar eventuais crimes.

Quem é o tenente Amaral?

O tenente Amaral, como ficou conhecido, foi preso em dezembro de 2011 sob a acusação de integrar um grupo de extermínio que atuava em Belford Roxo.

  • Na ocasião, investigação da Polícia Civil ligou a quadrilha a ao menos 20 mortes na cidade em um intervalo de um ano e a extorsões a traficantes;
  • Amaral foi expulso da PM em 2017, após 11 anos na corporação. Dados obtidos pelo UOL mostram que a corporação o excluiu por indícios de associação criminosa;
  • Tanto Amaral quanto sua esposa foram nomeados para o posto de assessor especial de serviços na Secretaria de Saúde. Ambos com salário de R$ 1,212;

A prefeitura alega que eles não atuam mais em seus quadros. Porém, ambos constam na folha de pagamento de novembro (paga em dezembro). A reportagem não localizou o ex-PM e a esposa dele.

Parentes de miliciano empregados

Waguinho e a ministra Daniela Carneiro também receberam apoio do miliciano Fábio Augusto de Oliveira Brasil, o Fabinho Varandão, vereador na cidade.

Ele foi preso em 2018 sob a acusação de comandar uma milícia. Já em liberdade, assumiu em 2021 a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Varandão fez campanha para Daniela no último pleito. Em suas redes sociais, há diversas imagens dele participando de atos de campanha ao lado de Daniela e do prefeito Waguinho.

Em dezembro, ele também publicou fotos participando de reuniões com Waguinho.

A influência de Fabinho Varandão também chega à folha de pagamento da prefeitura:

  • A irmã dele Regina Celia de Oliveira Brasil foi nomeada para um cargo de assessora especial de serviços na Secretaria de Saúde;
  • O irmão dele Sergio Francisco de Oliveira Brasil foi contratado como agente comunitário de saúde;

A prefeitura afirma que ambos desempenhavam suas funções, mas foram exonerados na semana passada.

Daniela Carneiro tem sustentado que apoio político "não significa que ela compactue com qualquer apoiador que por ventura tenha cometido algum ato ilícito".

Apoio de outros milicianos

Outro criminoso com vínculos próximos a Waguinho é o ex-vereador Marcio Cardoso Pagniez, o Marcinho Bombeiro, preso em 2019 sob a acusação de chefiar uma milícia na cidade.

Marcinho Bombeiro foi presidente da Câmara dos Vereadores de Belford Roxo e era um aliado próximo de Waguinho.

Ela também recebeu o apoio do ex-PM Juracy Alves Prudêncio, o Jura, condenado por chefiar uma milícia relacionada a mais de cem mortes na década de 2000.