Topo

Esse conteúdo é antigo

Ato golpista no DF vira piada em programa dos EUA com citação a Bolsonaro

Late Show, programa dos Estados Unidos, fala sobre invasão as sedes dos 3 Poderes em Brasília - Reprodução
Late Show, programa dos Estados Unidos, fala sobre invasão as sedes dos 3 Poderes em Brasília Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/01/2023 08h03Atualizada em 10/01/2023 08h08

O apresentador Stephen Colbert, do programa Late Show, comparou a tentativa de golpe no Brasil com o Capitólio, quando o ex-presidente Donald Trump incentivou apoiadores extremistas a invadirem o Congresso para impedir a diplomação de Joe Biden.

No domingo (8), bolsonaristas golpistas invadiram e depredaram as sedes dos 3 Poderes em Brasília. Eles repetem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para alegar fraude das eleições, além de defender pautas golpistas, como intervenção militar, e pressionam pela saída do presidente Lula (PT).

Bolsonaro alega que perdeu por fraude nas eleições. Isso soa familiar e isso também: ontem, apoiadores de Bolsonaro invadiram o Congresso e o Palácio do Planalto. Não, eu não posso assistir esse filme de novo.
Apresentador Stephen Colbert faz piada com ato golpista em Brasília

"Assim como o nosso 6 de janeiro, os manifestantes invadiram os corredores, atacaram os policias e quebraram as janelas. Espere um segundo, eles já estão dentro [do prédio], porque estão atacando as janelas?", brinca Colbert.

"Os manifestantes foram eventualmente dispersos, mas foi um dia sombrio para a democracia brasileira", continuou.

Ele termina com uma piada: "Similaridades não acabam por aí. Vídeos mostrar um manifestante defecando numa sala do STF. Ah não, agora vamos ter que limpar".

O Late Show é um programa de grande audiência nos Estados Unidos.

Relembre a invasão ao Congresso, Planalto e STF

Um grupo de milhares de bolsonaristas extremistas que marchavam pela Esplanada dos Ministérios enfrentou os bloqueios policiais, invadiu e depredou o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF no último domingo (8).

Os golpistas atacaram primeiro o prédio do Congresso. Eles enfrentaram os policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas.

Eles também quebraram a vidraça do Salão Nobre do prédio e conseguiram entrar no Congresso Nacional, apesar de enfrentarem resistência da Polícia Legislativa.

Após a tomada do Congresso, um grupo se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, e entrou no prédio. Policiais formaram uma barreira para impedir acesso ao interior do edifício, de onde despacham o presidente da República e vários ministros.

Os manifestantes conseguiram subir a rampa do Planalto, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial há uma semana. Lula não estava em Brasília. Ele viajou para Araraquara, no interior de São Paulo, para avaliar o impacto das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.