Topo

Esse conteúdo é antigo

Aliado de Bolsonaro diz que entrou com ação no STF pedindo prisão de Dino

08.jan.23 - Coletiva de imprensa concedida pelo ministro da Justiça Flávio Dino, após manifestações golpistas na cidade de Brasília, DF - FáTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
08.jan.23 - Coletiva de imprensa concedida pelo ministro da Justiça Flávio Dino, após manifestações golpistas na cidade de Brasília, DF Imagem: FáTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

11/01/2023 23h18

O deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG), aliado político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse hoje que fez um pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra Flávio Dino, ministro da Justiça.

O que o parlamentar pede

  • Que seja analisada a suposta omissão intencional do ministro em atos golpistas ocorridos em Brasília, no domingo (8);
  • E que a Justiça decrete a prisão preventiva de Dino, se for o caso.

Protocolei uma notícia crime ao ministro Alexandre de Moraes sugerindo que seja analisado a responsabilização do ministro da Justiça, Flávio Dino, por omissão intencional nos atos de 08/01. Inclusive, se for o caso, decretando sua prisão preventiva."

Segundo consta em vários veículos de imprensa, há fortes evidências de que o ministro havia sido informado dos acontecimentos inclusive por parte da agência de inteligência brasileira. Pedi que a ABIN fosse oficiada para confirmar tal fato."

Sendo verdadeiro, os fatos são muito graves, uma vez que a lei brasileira prevê nesses casos que a pessoa seja punida pelos atos que não impediu. Ou seja, nesse tipo de omissão, ele tinha o dever, por lei, de impedir qualquer resultado criminoso."
Deputado Federal Nikolas Ferreiras, nas redes sociais

O UOL entrou em contato com o Ministério da Justiça, mas não houve retorno até o momento. A reportagem também tentou contato com o parlamentar, mas sem sucesso.