Topo

Esse conteúdo é antigo

Revista destaca Lula com camisa da Argentina e aposta em reaproximação

Lula aparece na capa da revista Newsweek Argentina a poucos dias de cúpula de países latinos em Buenos Aires - Newsweek Argentina/Divulgação
Lula aparece na capa da revista Newsweek Argentina a poucos dias de cúpula de países latinos em Buenos Aires Imagem: Newsweek Argentina/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/01/2023 13h20Atualizada em 16/01/2023 15h23

A edição argentina da revista Newsweek diz que Lula (PT) assume seu terceiro mandato "convertido em um símbolo" e discute a importância da relação entre Brasil e Argentina após um distanciamento provocado por Jair Bolsonaro (PL).

Em seu discurso de posse no Congresso, Lula anunciou um novo papel para o Brasil no mundo ao retomar a "integração sul-americana" e a reconstrução do "diálogo altivo e ativo com os Estados Unidos, a Comunidade Europeia e a China".

Na capa, o presidente Lula aparece segurando as mãos do vice Geraldo Alckmin (PSB) e da primeira-dama, a socióloga Janja da Silva, após receber a faixa presidencial. O clique foi feito durante a cerimônia de posse.

A camisa social de Lula foi substituída por uma da Argentina em edição feita pela revista para mostrar o novo capítulo da relação entre os países.

A Argentina é justamente o destino da primeira viagem oficial de Lula no exterior. Ele participará de uma reunião da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) no dia 24.

A eleição de Lula foi muito celebrada por Alberto Fernández, presidente da Argentina e amigo de longa data de Lula. Ele se encontrou com o petista em São Paulo menos de 24 horas após o anúncio da vitória.

No começo do ano, Fernández disse que Lula é um líder regional que dará impulso à América Latina.

"Esperamos poder avançar em tudo o que conversamos, tomando decisões e colocando em marcha ações concretas", disse Fernández após uma reunião com Lula no Palácio do Itamaraty. "Sua presença é a volta do Brasil a todos os fóruns internacionais."