Topo

Lula homenageia reitor que se suicidou em SC: 'Suas ideias continuam vivas'

Do UOL, em Brasília

19/01/2023 13h10Atualizada em 19/01/2023 14h45

O presidente Lula (PT) fez uma homenagem ao ex-reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Luiz Carlos Cancellier, morto em 2017, durante um encontro com reitores de universidades e institutos federais hoje, no Palácio do Planalto.

Cancellier se suicidou em um shopping em Florianópolis menos de um mês após ser alvo de uma investigação da Polícia Federal. Após a morte, a forma como a operação foi realizada foi colocada em xeque.

Esteja onde você estiver, pode ficar certo de que aqui tem muita gente disposta a dar sequência ao trabalho que você fazia e às ideias que você acreditava. Você morreu, mas suas ideias continuam vivas. Nós haveremos de recuperá-las e trabalhar para que nunca mais aconteça o que aconteceu"
Lula, em encontro com reitores

Lula chamou o caso de "aberração" e lamentou que a homenagem pública tenha sido feita com anos de atraso, tanto em uma indireta ao ex-presidente Michel Temer (MDB), que não comentou o assunto, quanto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não promoveu encontros com acadêmicos.

Faz cinco anos e quatro meses que esse homem se matou pela pressão de uma polícia ignorante, de um promotor ignorante, de pessoas insensatas, que condenaram as pessoas antes de investigar e de julgar."
Lula

O caso

Em setembro de 2017, Cancellier e seis professores da UFSC foram alvo de uma operação da PF que apurava supostas irregularidades na concessão de bolsas de ensino a distância. Ele não era suspeito de desvio de recursos, mas de tentar intervir em uma apuração interna.

Preso provisoriamente por um dia, ele ficou impedido de entrar na USFC. Menos de um mês depois, o ex-reitor pulou do sexto andar de um shopping na capital catarinense com um bilhete que dizia: "A minha morte foi declarada quando fui banido da universidade".

O caso teve repercussão nacional e gerou muitas críticas no meio acadêmico. À época, a PF abriu uma sindicância interna para apurar se houve abuso por parte dos agentes, conforme acusou a família de Cancellier, ou falhas na investigação.

Luiz Carlos Cancellier Olivo, ex-reitor da UFSC - Folhapress - Folhapress
Luiz Carlos Cancellier Olivo, ex-reitor da UFSC
Imagem: Folhapress

Peça ajuda

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.