Topo

Qual o horário da eleição para presidente do Senado nesta quarta?

Rodrigo Pacheco e Rogério Marinho são os principais concorrentes a presidente do Senado - Roque de Sá/Agência Senado e Clauber Cleber Caetano/PR
Rodrigo Pacheco e Rogério Marinho são os principais concorrentes a presidente do Senado Imagem: Roque de Sá/Agência Senado e Clauber Cleber Caetano/PR

Do UOL, em São Paulo

01/02/2023 04h00Atualizada em 01/02/2023 05h35

A eleição para presidente do Senado deve acontecer a partir das 16h desta quarta-feira (1º).

O mandato do novo presidente da Casa, que também acumula a função de presidente do Congresso Nacional, valerá pelos anos de 2023 e 2024.

A eleição, que formalmente é chamada de "segunda reunião preparatória", será realizada após a cerimônia de posse dos 27 senadores eleitos em 2022, marcada para as 15h.

Para começar, a votação para presidente do Senado precisa ter o quórum de pelo menos 41 senadores.

O atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é candidato à reeleição.

Seu principal oponente é Rogério Marinho (PL-RN), eleito senador em 2022 e ex-ministro do Desenvolvimento Regional do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Após eleição do novo presidente, pode acontecer ainda nesta quarta (1º) a eleição dos demais membros da Mesa Diretora do Senado. Para isso, é necessário a aprovação de pelo menos 27 senadores. Se não houver acordo, a definição do restante da Mesa fica para quinta (2), às 10h.