Topo

Esse conteúdo é antigo

'Não configura crime', diz Flávio Bolsonaro sobre denúncia de Marcos do Val

Do UOL, em São Paulo

02/02/2023 11h55Atualizada em 02/02/2023 15h13

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou hoje durante sessão parlamentar que a denúncia que o colega Marcos do Val (Podemos-ES) fez não configura "nenhuma espécie de crime". O capixaba disse hoje que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou envolvê-lo em uma tentativa de golpe para mudar o resultado da eleição.

"Ele [do Val] já havia me relatado o que tinha acontecido, que seria trazido a público, mas numa linha de que essa reunião que aconteceu seria uma tentativa de um parlamentar de demover pessoas que estavam nessa reunião de fazer algo inaceitável, absurdo e ilegal", disse ele no Plenário do Senado.

Peço que todos os esclarecimentos sejam feitos, não digo nem abertura de inquérito, porque a situação narrada não configura nenhuma espécie de crime, mas que todos os esclarecimentos sejam feitos para que não fiquem narrativas em cima de narrativas.
Flávio Bolsonaro

A Polícia Federal pediu hoje ao STF (Supremo Tribunal Federal) para ouvir do Val sobre as declarações.

O que disse Marcos do Val?

Em entrevista à revista Veja, o senador relatou que se reuniu com o ex-presidente e o ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) no Palácio da Alvorada.

O plano era de que alguém do círculo de confiança de Bolsonaro se aproximasse de Moraes e gravasse o ministro do STF, na tentativa de captar algo comprometedor para prendê-lo e impedir a posse de Lula.

Três dias depois, no entanto, conforme mensagens obtidas pela revista, do Val enviou uma mensagem a Moraes pedindo para falarem pessoalmente. Ele teria contado todo o plano ao ministro. Após a reunião, do Val respondeu a Silveira que não participaria do plano.