Topo

Esse conteúdo é antigo

Do Val diz que vai solicitar à PGR afastamento de Moraes de inquéritos

Do UOL, em São Paulo

03/02/2023 13h24Atualizada em 03/02/2023 18h18

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) diz que vai pedir que a PGR afaste o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), da relatoria dos atos antidemocráticos. A declaração foi dada em entrevista à CNN.

Segundo do Val, o ministro Moraes teria mentido ao dizer que o orientou a formalizar um depoimento sobre a reunião com o ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) e Jair Bolsonaro (PL), que arquitetavam um plano golpista contra a posse de Lula.

"Informo que não são verídicas as recentes declarações do ministro Moraes quando diz que me orientou que as informações da reunião com Silveira e Bolsonaro fossem formalizadas", afirmou do Val na CNN.

"Estarei fazendo uma solicitação para a PGR afastar o ministro Moraes da relatoria dos atos antidemocráticos."

Na entrevista, do Val também diz que se excedeu nas declarações ao repórter da Veja. "Leonardo era uma pessoa de confiança, trabalhava aqui e queria um protagonismo na chegada dele à revista Veja. Fiz um glamour para poder dizer o que é inegável, que é a presença do presidente Bolsonaro e Daniel Silveira", disse. "Reconheço que não deveria ter ultrapassado essa linha".

O parlamentar revelou ontem ter recebido uma proposta do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Daniel Silveira para participar de uma tentativa de golpe. Durante o dia, porém, ele mudou de versão várias vezes.

O colunista do UOL José Roberto de Toledo levantou ontem a hipótese que do Val esteja tramando para impedir que o ministro do STF Alexandre de Moraes siga investigando os atos antidemocráticos.

Se de fato tivesse acontecido tudo isso que do Val relata, no mínimo, Alexandre de Moraes seria parte da investigação que ele preside porque seria objeto da investigação também. Como vítima, mas parte interessada. E como tal, talvez na cabeça dos bolsonaristas e do Marcos do Val, ele tivesse que se declarar impedido de continuar essa investigação.
Colunista do UOL José Roberto de Toledo

Ontem, o parlamentar mudou sua versão sobre os seguintes pontos:

  • O papel de Bolsonaro na trama - Primeiro, ele disse em live de madrugada que "Sexta-feira vai sair na Veja a tentativa do Bolsonaro de me coagir para que eu pudesse dar um golpe de estado junto com ele". Em entrevista à GloboNews de tarde, porém, ele negou que o ex-presidente tenha participado do plano;
  • As conversas com Moraes - Do Val disse que se reuniu com Moraes após se encontrar com Bolsonaro e Silveira, mas em entrevista coletiva, disse que só foi à reunião após falar com o ministro;
  • O local do encontro - Ele já disse que o encontro com Bolsonaro e Silveira aconteceu em três locais diferentes: no Palácio da Alvorada, na Granja do Torto e no Palácio do Jaburu.