Topo

José Roberto de Toledo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Golpe era forçar 'Xandão' a se dizer impedido de investigar Bolsonaro

Colunista do UOL

02/02/2023 20h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após o senador Marcos do Val (Podemos-ES) revelar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou coagi-lo a ajudar em um golpe para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o colunista do UOL José Roberto de Toledo levantou a hipótese de a declaração do senador ter como objetivo impedir o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes de investigar atos contra o Estado Democrático de Direito.

Do Val afirmou que se encontrou rapidamente com Alexandre de Moraes no dia 14 de dezembro e afirmou ter alertado o ministro sobre uma "coisa esquisita" e supostamente ter denunciado a tentativa de golpe.

O Bolsonaro está claramente com medo de ser preso, e se de fato tivesse acontecido tudo isso que do Val relata, no mínimo Alexandre de Moraes seria parte da investigação que ele preside porque seria objeto da investigação também. Como vítima, mas parte interessada. E como tal, talvez na cabeça dos bolsonaristas e do Marcos do Val, ele tivesse que se declarar impedido de continuar essa investigação, presidindo esse inquérito e até esse julgamento. José Roberto de Toledo

Do Val volta atrás. Após afirmar que Bolsonaro tentou coagi-lo a ajudar no golpe, o senador Marcos do Val voltou atrás e afirmou que o suposto plano golpista era do ex-deputado Daniel Silveira e que ex-presidente "só ouviu" o plano e disse que iria pensar a respeito.

Tales: Do Val é tão conspirador e trapalhão que criou desconfiança geral

Durante o programa Análise da Notícia, o colunista do UOL Tales Faria afirmou que as declarações do senador Marcos do Val apenas serviram para criar uma desconfiança geral acerca dos fatos.

"Ele [do Val] conspira para todos os lados e jogou desconfiança para todos os lados. Por conta disso, Marcos do Val é tão conspirador e trapalhão que criou desconfiança geral".

Tales ainda apurou que circula no Congresso uma hipótese de Alexandre de Moraes, que é o responsável pelos inquéritos contra o estado de Direito, ter oferecido uma delação premiada para do Val. Nesse caso, exigiu que o senador apresentasse provas concretas.

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: