Topo

Esse conteúdo é antigo

Randolfe sobre do Val: 'Não terá CPI, terá Conselho de Ética'

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) diz que do Val pode ter prevaricado ao não denunciar suposta tentativa de golpe - Geraldo Magela/Agência Senado
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) diz que do Val pode ter prevaricado ao não denunciar suposta tentativa de golpe Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

Colaboração para UOL, em São Paulo

03/02/2023 15h06

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso, afirmou hoje que as afirmações dadas pelo também senador Marcos do Val (Podemos-ES) sobre uma possível articulação para tentativa de golpe de Estado devem ser investigadas pelo Conselho de Ética.

Não terá CPI que ele quer, mas terá Conselho de Ética.

Segundo Randolfe, do Val pode ter prevaricado por não ter denunciado as articulações para a ocorrência de golpe. As acusações feitas por ele envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).

Redes sociais. Ontem, em suas redes sociais, Randolfe disse que as afirmações feitas por do Val precisam ser esclarecidas. "E os autores dessa conspiração criminosa devem ser responsabilizados".

"O 'Caso do Val' é simples e se resolve com um psicólogo e com polícia, nada mais que isso! Vamos cuidar de reconstruir o Brasil que é o que interessa", declarou ainda.

Tentativa de golpe. O senador capixaba disse que a tentativa para envolvê-lo em um golpe contra a eleição de Lula partiu de Jair Bolsonaro e do então deputado federal Daniel Silveira (PTB).

Entretanto, ele teria recusado e denunciado, em dezembro, o caso ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Moraes confirmou que foi procurado por do Val para falar sobre o suposto plano golpista e, na ocasião, perguntou se ele estaria disposto a colocar essas informações no papel e prestar um depoimento formal. Mas o senador indicou que aquilo seria "uma questão de inteligência" e que não poderia confirmar.

Hoje, Moraes confirmou que foi procurado por do Val e qualificou a ofensiva de "Operação Tabajara", "ridícula" e ironizou a "ideia genial" de o grampear.

Do Val rebateu as falas e disse que vai pedir que a PGR afaste Moraes da relatoria dos atos antidemocráticos. A declaração foi dada em entrevista à CNN.