Tarcísio nomeia ex-assessor de Bolsonaro demitido por usar avião da FAB
O governador de São Paulo oficializou a nomeação de José Vicente Santini para o cargo de chefe do escritório do estado em Brasília. Ele vai representar os interesses de Tarcísio de Freitas (Republicanos) junto à União. O cargo lhe garante um salário mensal de R$ 21.017,85.
Ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), José Vicente ganhou notoriedade em 2020 após usar um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para fazer uma viagem oficial à Índia.
Na ocasião, ele era o número dois em importância na Casa Civil, quando o responsável pela pasta era Onyx Lorenzoni. À época, Santini foi demitido, mas foi realocado no governo tempos depois como secretário nacional de Justiça do Ministério de Justiça e Segurança Pública.
José Vicente Santini é muito próximo de dois filhos do ex-presidente: o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Governo bolsonarista em SP
Tarcísio de Freitas tem usado o governo de São Paulo para realocar diversos aliados de Jair Bolsonaro no funcionalismo do estado.
O ex-ministro da Economia Paulo Guedes presidirá um conselho formado por outros economistas para prestar auxílio ao governo paulista.
Freitas nomeou o cunhado do ex-presidente, Diego Torres Dourado, que é irmão de Michelle Bolsonaro, para ser seu assessor especial. O governador também escolheu a bolsonarista Sonaira Fernandes para comandar a Secretaria da Mulher.
- Arthur Lima no comado da Casa Civil;
- Caio Paes de Andrade, que foi presidente da Petrobras e agora ocupa a secretária de Gestão e Governo Digital;
- Guilherme Afif, que foi ex-assessor de Guedes, e agora é responsável pela pasta de Projetos Estratégicos de SP.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.