Topo

Esse conteúdo é antigo

Tales: Lula praticamente demitiu ministro ao falar em prova de inocência

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/03/2023 13h46

O colunista do UOL Tales Faria disse, durante o UOL News, que o presidente Lula (PT) errou em "praticamente" demitir o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA) durante entrevista à BandNews FM.

Ele anunciou que vai demitir o ministro. Esse ministro não tem como provar que não fez a estrada perto das fazendas da família e não tem como provar que não usou avião da FAB".

O que ele tinha que ter feito? Quando essas coisas apareceram, ele devia ter dito: 'Eu acredito na inocência do ministro, ele vai ser afastado e volta quando provar sua inocência".

Lula afirmou que conversará na segunda-feira (6) com o ministro, envolvido em suspeitas que vão de ocultação de patrimônio ao uso de orçamento secreto para beneficiar uma propriedade da família.

Ele [Juscelino Filho] tem o direito de provar sua inocência. Mas se não conseguir provar sua inocência, ele não pode ficar no governo."
Lula, em entrevista à BandNews FM

Juscelino direcionou R$ 5 milhões do orçamento secreto para asfaltar uma estrada que passa em frente a oito fazendas de sua família, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Ele também não declarou um patrimônio de ao menos R$ 2,2 milhões em cavalos de raça ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e é acusado de usar transporte custeado pelo governo e receber diárias da União em compromissos pessoais. O Ministério divulgou uma nota afirmando que as diárias foram devolvidas.

A reunião entre o presidente e o Juscelino foi marcada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT). Lula afirmou que, caso não consiga provar sua inocência, o ministro deixará o governo.

Madeleine: PT está governando à semelhança do bolsonarismo ao expor aliados

A colunista Madeleine Lacsko afirmou no programa que expor aliados "nunca foi a forma do PT governar".

PT nunca atacou o governo do PT dessa forma, expondo integrantes do governo e fazendo a briga pelo espaço na imprensa. Essa não era a forma de operar do PT em nenhum dos seus três governos. O PT tem alas dissidentes, mas essa prática de pegar alguém do governo, botar na mira, ir todo mundo para cima e tentar pegar espaço, é uma prática bolsonarista".

Para a colunista, essas brigas vão cair no colo do presidente Lula.

Ele está empurrando com a barriga, mas uma hora vai cair no colo dele e ele vai ter de arbitrar até a frequência disso. É para sair atacando os ministros do próprio governo ou o Brasil já está com problema o suficiente para o partido do presidente criar problema para ele. Essa mesma movimentação poderia ser feita fora da opinião pública, esse sempre foi o jeito do PT governar".

Anatel não tem pretensão de acabar 100% com gatonet, diz superintendente

Após a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) dizer à Tilt que já começou a desativar remotamente os aparelhos piratas usados para usufruir digitalmente do sinal de TV paga e plataformas de streaming, o superintendente da agência Hermano Tercius disse ao UOL News que não há pretensão de bloquear 100% dos aparelhos.

Existe uma reação do lado dos fraudadores, então imaginamos que vamos fazer um bloqueio, eles arrumam outra forma de acesso aos conteúdos e vão desbloquear. Por isso que acabar 100% não é pretensão da gente".

Tercius também diz que essa ação é para "conscientizar" o consumidor e que há orientação para que se busque ressarcimento.

A gente precisa fazer essa ação para combater esse legado da rede antes de ter essa abordagem de proibição de venda mais efetiva. Agora é tentar, daqui para frente, que os consumidores não entrem mais nesse mercado".

A gente orienta que eles procurem ressarcimento com quem lhes deu esse produto, que era proibido".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: