Topo

Ex-deputado Arthur do Val é condenado por chamar servidor de 'vagabundo'

Arthur do Val, durante sessão do Conselho de Ética que votou pela cassação de seu mandato - ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Arthur do Val, durante sessão do Conselho de Ética que votou pela cassação de seu mandato Imagem: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Brasília

05/03/2023 11h39Atualizada em 05/03/2023 16h45

O ex-deputado estadual Arthur do Val, conhecido como "Mamãe Falei", foi condenado a indenizar em R$ 10 mil um servidor público. O caso foi julgado pela 29ª Vara Cível de São Paulo.

Segundo a decisão, em 2019 do Val usou a imagem do servidor para chamar os funcionários públicos de "vagabundos" em um vídeo publicado em suas redes sociais. O ex-deputado foi procurado para comentar o assunto, mas não respondeu ao contato da reportagem.

Integrante do MBL (Movimento Brasil Livre), Do Val se referiu aos sindicalistas em outras ocasiões como "vagabundos" durante as discussões do projeto de reforma da Previdência para servidores de São Paulo.

Mandato cassado

Pouco depois do início da guerra na Ucrânia, em março de 2022, do Val viajou ao país e enviou áudios a um grupo de amigos no Whatsapp dizendo que as mulheres do país "são fáceis, porque são pobres".

O vazamento dos áudios provocou uma onda de ataques ao então deputado estadual, que se viu pressionado a renunciar.

Ele deixou o cargo em abril e mesmo assim enfrentou o processo de cassação.

Em maio de 2022 o plenário da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) cassou seu mandato. Com isso, do Val ficou inelegível por oito anos.