Topo

Lula defende demarcação de terras indígenas: 'Bem precioso'

Do UOL, em São Paulo

13/03/2023 14h12Atualizada em 13/03/2023 15h37

O presidente Lula afirmou na tarde de hoje que está em contato com a Funai e o Ministério dos Povos Originários para tomar conhecimento de todas as terras prontas para demarcação no país.

A gente precisa demarcá-las logo, antes que as pessoas se apoderem delas. Antes que as pessoas inventem documentos falsos, escrituras falsas, e digam que são donas da terra.
Presidente Lula, na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, em Roraima

Em discurso na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, em Roraima, ele afirmou que os territórios em questão são um "bem precioso" para o cuidado com o clima no país.

Investimento a indígenas

O presidente também se disse triste em descobrir que a população indígena não tem ajuda governamental para produzir e disse que tratará "com carinho" de opções para financiar o desenvolvimento dos produtores e da gestão de recursos naturais em regiões como a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Eu acho que tem alguma coisa errada, ou historicamente por parte do governo, ou por parte de alguém. Não é possível que a gente, ao longo desse tempo, emprestou tanto dinheiro para produção agrícola a esse país e que não tenha chegado dinheiro à produção agrícola indígena
Presidente Lula, na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, em Roraima