Topo

Esse conteúdo é antigo

Janaina: Bolsonaro ficar no exterior em meio a caso de joias não é prudente

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/03/2023 09h45Atualizada em 13/03/2023 14h46

Em entrevista ao UOL News nesta segunda, a ex-deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB-SP) considerou prudente o retorno de Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil. Para a parlamentar, a permanência do ex-presidente nos Estados Unidos tem causado desconforto em seus apoiadores em meio às investigações sobre o escândalo das joias.

O fato de ele não voltar não justifica um pedido de prisão. A depender do que esta investigação apurar e do comportamento do ex-presidente, pode haver um desenrolar. Não acho prudente ele seguir no exterior. É algo que tem causado constrangimento em seus apoiadores. À medida em que surge esta situação, que precisa ser esclarecida, seria prudente que ele retornasse. Janaina Paschoal, ex-deputada estadual (PRTB-SP)

Para Janaina, não há razão para pedir a prisão de Bolsonaro por seu envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. A ex-deputada estadual vê diferenças entre o caso e o das joias.

Não vejo razão para querer prendê-lo por estes atos. As prisões, em sua imensa maioria, são injustificadas. Parece ser mais um movimento político do que jurídico. A situação das joias é diferente. Do ponto de vista político, ele já deveria estar aqui há muito tempo. Janaina Paschoal, ex-deputada estadual (PRTB-SP)

Janaina: É preciso investigar os dois contextos no caso de joias de Bolsonaro

Na visão de Janaina, há duas situações distintas no escândalo das joias e ambas devem ser apuradas. A deputada estadual reforçou que o ex-ministro Bento Albuquerque deve explicações sobre o caso e precisa esclarecer detalhes sobre como recebeu o pacote com as joias e qual seria o verdadeiro destino delas.

Podemos estar diante de duas situações que aparentam estar conectadas, mas são independentes. Há uma situação do ministro, que jamais envolveria Bolsonaro se desse certo. Ao dar errado, o ministro tinha uma história para contar, quando o ex-presidente pode ter pretendido ficar com as joias. Temos que investigar os dois contextos e entender por que uma autoridade saudita dá um presente dessa magnitude para o ministro. Janaina Paschoal, deputada estadual (PRTB-SP)

Josias: Bento Albuquerque é a mula no escândalo das joias de Bolsonaro

Josias de Souza falou sobre a expectativa em torno do depoimento de Bento Albuquerque à Polícia Federal sobre o escândalo das joias. O colunista contou que o ex-ministro deve mudar a versão de que as joias eram um presente para Michelle Bolsonaro e que ele estaria disposto a tentar amenizar o envolvimento de Jair Bolsonaro e sua esposa no caso.

O primeiro depoimento do Bento Albuquerque é muito importante. Ele é a 'mula' nesse escândalo por trazer os supostos presentes. O caso é de um escracho tão grande que todos que o observam suspeita que aquilo era uma propina, um suborno. O ministro estaria disposto a modificar aquela primeira versão e não vai implicar a primeira-dama e aliviar a situação do próprio Bolsonaro. Josias de Souza, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: