Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara já defendeu garimpeiros

Deputado José Priante é primo do governador do Pará, Helder Barbalho - Billy Boss/Câmara dos Deputados
Deputado José Priante é primo do governador do Pará, Helder Barbalho Imagem: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Do UOL*, em São Paulo

15/03/2023 14h44Atualizada em 15/03/2023 15h18

Eleito hoje presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, o deputado federal José Priante (MDB-PA) já defendeu garimpeiros e criticou ação da Polícia Federal que destruiu equipamentos usados para mineração ilegal.

O que aconteceu?

  • Priante foi eleito com 13 votos a favor --também houve duas abstenções. "Procurarei ser um mediador do debate", disse. "Sei da responsabilidade de discutir sustentabilidade, é momento de pensar o país para as próximas gerações."
  • No ano passado, ele disse que a ação da PF que destruiu máquinas que garimpavam na terra indígena Munduruku era "hollywoodiana" e "de pouca inteligência". Para ele, os fiscais faziam "algo espetaculoso".

Não estou defendo o garimpo ilegal, a irregularidade, mas afirmo que garimpeiro não é bandido. É desinteligente destruir o equipamento. Não tem ambientalista que me justifique isso. É um desperdício destruir ativos. Eu sou a favor de que seja coibida a atividade irregular. Está se criando um clima de guerrilha."
José Priante, em fevereiro de 2022

A destruição de máquinas é uma ação prevista em lei. A queima de equipamentos não apenas inviabiliza financeiramente o crime, como, em muitas ocasiões, é uma medida para garantir a segurança dos próprios agentes, dado que a remoção pode ser complexa e arriscada, com riscos de emboscada.

(Com Estadão Conteúdo e Agência Câmara)