Topo

É leviano ligar frase de Lula sobre vingança a plano contra Moro, diz Dino

Flávio Dino, Ministro da Justiça - Amanda Perobelli/Reuters - 9.jan.2023
Flávio Dino, Ministro da Justiça Imagem: Amanda Perobelli/Reuters - 9.jan.2023

Do UOL, em São Paulo

22/03/2023 13h29Atualizada em 22/03/2023 13h56

O ministro da Justiça, Flávio Dino, chamou hoje de "narrativas completamente falsas" a vinculação nas redes sociais de uma declaração dada ontem por Lula à operação contra um plano do PCC que tinha como alvo o senador Sergio Moro e servidores públicos.

O que aconteceu?

  • Dino disse que foi informado sobre a existência do plano há cerca de 45 dias pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O relato foi passado para a PF para investigação.
  • "Não se pode pegar isoladamente uma declaração de ontem, literalmente, e vincular a uma investigação que tem meses", disse o ministro. Dino se referia à fala de Lula de que queria se vingar de Moro quando estava preso.
  • Para o ministro, a investigação prova que não há aparelhamento na PF. "A investigação é tão séria que foi feita em defesa da vida e da integridade de um senador de oposição ao nosso governo."
  • Ainda não se sabe o número de pessoas que seriam alvos dos criminosos, segundo Dino. Havia planos de extorsão mediante sequestro e de execução.
  • No Paraná, onde vive Moro, já havia montagem de estrutura para os crimes. O ministro citou bunkers para guardar armas, drogas e pessoas.

O que disse Dino?

É vil, leviana, descabida qualquer vinculação a esses eventos com a política brasileira. Fico realmente espantado com o nível de mau-caratismo de politizar uma investigação séria, que é tão séria que foi feita em defesa da vida e da integridade de um senador de oposição ao nosso governo."
Flávio Dino

Estamos vendo em redes sociais uma narrativa escandalosamente falsa de que haveria uma relação entre entrevistas ou declarações do presidente com estes planejamentos. Isso é um disparate, uma violência, nós não aceitamos isso."

Aparentemente é uma ação nacional de retaliação em face de agentes públicos vários e obviamente uma ação de intimidação em relação ao conjunto de autoridades públicas. Ou seja, uma ação que tem um corte terrorista."