Topo

Brasil concede visto temporário para haitianos afetados por crise

18.ago.2021 - A Igreja de Santa Ana é vista completamente destruída pelo terremoto em Chardonnieres, Haiti - Reginald Louissant Jr/AFP
18.ago.2021 - A Igreja de Santa Ana é vista completamente destruída pelo terremoto em Chardonnieres, Haiti Imagem: Reginald Louissant Jr/AFP

Do UOL, em São Paulo

31/03/2023 08h45

O governo publicou hoje uma portaria que concede visto temporário para haitianos em caso de desastre ambiental ou instabilidade institucional.

O que aconteceu?

  • Visto vale por um ano, e pode ser concedido àqueles "afetados por calamidade de grande proporção, por situação de desastre ambiental ou pela situação de instabilidade institucional na República do Haiti".
  • Medida existe desde 2012, e é renovada periodicamente. A última portaria foi publicada em 29 de dezembro do ano passado, e valia até o dia de hoje.
  • Novidade é concessão de visto para situações de instabilidade institucional. Antes, o visto só era concedido em casos de calamidades e desastre ambiental.
  • País passa por instabilidade política desde 2021, quando o presidente Jovenel Moïse foi assassinado. O primeiro-ministro Ariel Henry, que assumiu após a morte de Moïse, não foi eleito, e atualmente não há mais membros eleitos da Câmara ou do Senado.