PL das Fake News e CPMI serão teste de força para Lula, analisa professor
A tramitação do projeto de lei nº2.360/2020, conhecido como o PL das Fake News, e a CPMI que visa investigar os atos golpistas de 8 de janeiro serão um teste de força para o governo Lula, segundo o professor Pablo Ortellado, da EAH-USP.
Durante entrevista ao UOL News, Ortellado afirmou que a base do governo ainda não foi testada e nos próximos dias teremos dois testes para ver qual realmente é o seu tamanho.
[Vamos saber] se a gente vai ter de um lado um apoio significativo para montar uma CPMI que blinde o governo, não seja recheada de bolsonaristas, não de relatoria e cargos mais importantes para bolsoanristas. E no caso do projeto de lei que vai regulamentar as mídias sociais, se vai conseguir aprovar sem grandes modificações esse projeto.
"Vamos aprender a forca do governo finalmente nos próximos dias, até agora não tivemos nada para medir efetivamente essa força", completou.
CPMI será disputa de quem grita mais alto enquanto PF investiga de verdade, diz Sakamoto
O colunista do UOL Leonardo Sakamoto afirmou durante sua participação no UOL News que será fundamental que o governo consiga apoio em sua base para a CPMI.
A gente vai ter nessa CPMI uma disputa de quem grita mais alto, enquanto isso digamos que a investigação séria, os adultos na sala vão estar entre a Polícia Federal e o Supremo Tribunal Federal, exatamente para desenrolar isso.
Sakamoto também afirmou que é possível que os responsáveis pelos ataques sejam identificados enquanto a CPMI estiver acontecendo, mas que o governo precisa conseguir nomes para defendê-lo até que isso ocorra.
Até lá, claro que o governo precisa equilibrar, garantir que tenham nomes dispostos a defendê-lo, e para ter nomes dispostos para defendê-lo, ele precisa indicar os melhores nomes, os que podem fazer o melhor trabalho.
Sakamoto: Governo Lula rebate Moro e diz que PL das Fake News não quer controlar 'verdade'
Leonardo Sakamoto também comentou a respeito de uma postagem do senador Sergio Moro a respeito do PL das Fake News. Moro afirmou que o governo federal vai ter um órgão para "controle da verdade" nas redes sociais por meio do projeto.
Segundo Sakamoto, o Secretário Nacional de Políticas Digitais, João Brant, rebateu a acusação e afirmou que não há tentativa do governo em controlar a verdade.
O Joao Brandt falou que o Moro estava mentindo e que não há uma tentativa de controlar a verdade em cima disso, que não é uma entidade para verificar postagem por postagem, isso vai ficar a cargo da justiça, da autorregulação.
"É para ver se as redes sociais estão cumprindo, no geral, as suas obrigações de tomarem conta da qualidade do debate público para impedir ódio, intolerância, ataques nas escolas e outras coisas mais", completou.
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h.
O programa é sempre ao vivo. Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.