Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Comandante do Exército sugere a Lula nome de general 'ex-Dilma' para GSI

Do UOL, em Brasília

24/04/2023 17h01Atualizada em 24/04/2023 19h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Lula (PT) pediu ao comandante do Exército, general Tomás Paiva, que indicasse alguns nomes para o comando do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e, segundo apurou a coluna, o comandante sugeriu o nome do general Marcos Antônio Amaro dos Santos, que comandou a Casa Militar (como era chamado o GSI) no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Amaro e Lula, inclusive, já tiveram uma conversa antes de o presidente embarcar para Portugal. Segundo fontes da caserna, Amaro foi sondado pelo presidente sobre a possibilidade de assumir pasta e se mostrou disposto a aceitar o convite.

A expectativa, no entanto, é que Lula só bata o martelo nessa questão após o retorno ao Brasil, marcado para quinta-feira (27). Desde as invasões do dia 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes, Lula tem sido aconselhado por auxiliares a mudar a estrutura do GSI. Apesar disso, a tendência é que o presidente preserve a pasta com sua essência militar.

Lula resistiu em tirar o general Gonçalves Dias no cargo, mas, na semana passada, após imagens mostrarem o ex-ministro no Planalto no dia 8, a situação de G.Dias — como ele era conhecido — acabou ficando insustentável e ele deixou o cargo.

General já expôs 'divergência' com Bolsonaro

Em abril do ano passado, quando era chefe do Estado-Maior do Exército, o general Amaro dos Santos afirmou, em evento com a participação do então presidente Jair Bolsonaro (PL), que a guerra na Ucrânia era uma "invasão" por parte da Rússia. A fala contrastou com a opinião de Bolsonaro à época, que defendia uma postura de neutralidade.

20.fev.21 - Bolsonaro recebe os cumprimentos do general eneral Marcos Antonio Amaro dos Santos, em Campinas  - Isac Nóbrega/Divulgação Presidência da República - Isac Nóbrega/Divulgação Presidência da República
20.fev.21 - Bolsonaro recebe os cumprimentos do general eneral Marcos Antonio Amaro dos Santos, em Campinas
Imagem: Isac Nóbrega/Divulgação Presidência da República

Amaro, que foi segurança da ex-presidente Dilma por cinco anos, chegou a estar na lista para assumir o comando do Exército na gestão Bolsonaro, mas não foi escolhido pelo ex-presidente.

O general está na reserva desde janeiro e, segundo relatos de colegas de patente, tem externado a vontade de voltar a trabalhar.